Considerado por inúmeros críticos como o primeiro disco da fase mais sofisticada dos Beatles –  e, para mim, o mais importante, pelo que representou na minha formação – “Rubber Soul” faz parte da lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

rubber-soul

51u1Af-YEkL

A foto da capa do álbum, que na época (1965) fugiu de todos os padrões então vigentes, foi fruto de um acidente.  Paul McCartney conta no Anthology que, após a  sessão de fotos no jardim da casa de John Lennon, o fotógrafo Robert Freeman usava uma cartolina para projetar as imagens fotografadas, deixando-as no tamanho da capa do disco (que nem tinha título ainda). Em determinado momento, a cartolina escorregou e uma das imagens apareceu distorcida, levando os Beatles à loucura com o efeito. Imediatamente eles escolheram aquela imagem e pediram que fosse reproduzido o mesmo efeito distorcido.

A foto original.
rubber_soul3
A foto acima, já recortada e pronta para ser distorcida.

Nesse momento também tiveram a ideia do título do disco: “Rubber Soul” (Alma de Borracha), um trocadilho com “rubber sole” (sola de borracha), além de uma referência à Soul Music. O logotipo com o título do disco foi produzido pelo artista Charles Front.

Charles Front era um designer gráfico de Londres que foi procurado por Robert Freeman, que lhe pediu que projetasse as letras para a capa do próximo álbum dos Beatles. Ele levou a foto escolhida, falou da distorção que eles queriam e Front sentiu que o título “Rubber Soul” lhe passava a imagem de algo viscoso, como látex, que vinha sendo puxado para baixo pela força da gravidade – espelhando a distorção da foto.

image

Front apresentou seu projeto a Brian Epstein, as letras desenhadas em guache marrom e montadas sobre um esboço da capa, que prontamente o aprovou junto com os quatro membros do grupo.

‘Rubber Soul’ foi lançado em 3 de dezembro de 1965, coincidindo com a primeira data do que viria ser a turnê final do grupo pelo Reino Unido. Musicalmente e liricamente, o álbum foi a gravação mais ambiciosa do grupo, anunciando uma nova fase na carreira dos Beatles e uma antevisão do que viria a seguir. O álbum foi considerado o mais brilhante e inovador até então e menos de uma semana após seu lançamento, o disco já estava no topo das paradas, posição em que permaneceu por 12 semanas. 
rubber-soul-in-factory
Linha de montagem do disco na fábrica.
Podemos considerar este disco como o primeiro passo para o psicodelismo e o experimentalismo produzidos depois em “Revolver”, chegando ao ápice em “Sgt. Pepper’s” e, por consequência, alterando a história da música do século XX.
paul-com-o-rubber-soul

 

6 respostas para “A história por trás da capa de “Rubber Soul”, dos Beatles”.

  1. Esse álbum foi o primeiro que ouvi na minha vida,quando era criança ainda.Meu pai tinha comprado na época do lançamento e um dia a minha irma colocou na vitrola para ouvir e foi ai que comecei a gostar das musicas dessa banda mais famosa de todos os tempos,hoje possuo toda coleção e vejo como a musica evoluiu,quando eles lancavam coisas inéditas em suas canções.As musicas do passado dao mais gosto de ouvir que as de hoje ok.Abracos Uchino.Ate mais.

    Curtir

    1. Que bom encontrar mais um fã da maior banda de todos os tempos! Eu já comecei a ouvir os Beatles um pouco antes, rsrsrs… Era muito pequeno e um dia, num “apertamento” de minha tia em São Vicente, nas férias de verão, um calor lascado e a gente dormindo no chão, de tão cheio que estava, a janela aberta… Ouvi um rádio tocando uma música que me pegou! Fiquei encantado pela melodia, pelas vozes, claro que não entendia o que estavam cantando e nem sabia quem eram eles. A partir de então, passei a “caçar” no rádio músicas daquela banda (a gente chamava de “conjunto” então) e, com o passar dos anos, descobri que a música que ouvi naquela noite de verão na praia era “I wanna hold your hand” e eles se chamavam The Beatles!

      Também tenho tudo que posso deles, camiseta, ´labuns, livros etc etc. Beatles 4 ever, Uchino!

      Curtir

  2. Não conhecia a história, obrigado por partilhar. Rubber Soul é um dos meus preferidos, junto com revolver, Abbey road e sargent pepper.

    Curtir

    1. Idem, amigo, minha lista de preferidos é a mesma que a sua! Obrigado pela visita.

      Curtir

  3. Avatar de jose dias Pinheiro
    jose dias Pinheiro

    Um dos meus preferidos album dos Beatles. Quando foi lançado, fiquei muito impressionado com a qualidade dos arranjos e das musicas. Mesmo a mais simples, é de longe, muito melhor que essas porcarias de hoje.

    Curtir

  4. O que me chama a atenção neste disco são as primeiras prensagens, (loud cut), com Nº de catálogo diferente; cobradas a preços absurdos (entre R$ 2.000,00 até R$ 4.000,00) e tem mais: essa mistura não é mais editada e lançada desde 1965. As posteriores, as matrizes são todas diferentes desta!! – marcio “osbourne” silva de almeida – jlle/sc

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência