Entenda a roupa usada pelos homens árabes

Os homens muçulmanos, assim como as mulheres, também têm vestimenta própria. Embora pareça uma longa peça única de tecido branco, o traje é muito mais do que isso e possui história e significados muito ricos. Quando estive em Dubai, conversei com uma pessoa que me explicou os detalhes.

Agora, compartilho com vocês.

Gahfiya (Ghafiya ou Gafirah)

CRÉDITO: MOEFAKHRO.TUMBLR.COM

Pequena touca branca usada para prender o cabelo dos homens e manter o Ghtrah (veja abaixo) no lugar. Pode ser feito de tecido ou de uma trama parecida com o crochê.

Ghtrah (Guthra ou Gutra) 

CRÉDITO: COMMONS.WIKIMEDIA.ORG
CRÉDITO: COMMONS.WIKIMEDIA.ORG

O tradicional lenço usado na cabeça. De formato quadrado e feito em algodão, ele é dobrado como um triângulo e colocado sobre o Gahfiya com a dobra na parte da frente. Existem muitas maneiras de amarrar o lenço na cabeça e você poderá conferir algumas delas nas ilustrações.

Igal (Agal ou Ogal)

CRÉDITO: HILALPLAZA.COM
CRÉDITO: HILALPLAZA.COM

Sabe aquela “cordinha” preta de duas voltas que você sempre vê no topo da cabeça de um árabe? Então, isso é o Igal. A peça é feita de lã de camelo ou de ovelha, tramada para formar uma corda. O Igal é utilizado sobre o Ghtrah e o Gahfiya e diz-se que, antigamente, ela auxiliava os beduínos a amarrar os pés dos camelos para que eles não fugissem.

Kandoora  ( Kandura, Thobe ou Dishdasha)

CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM
CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM

É como se chama a tradicional túnica, usada por homens. A peça, sempre com manga longa e comprimento até o tornozelo, pode ser encontrada em diversas cores e materiais. Normalmente, os tons mais claros e os tecidos mais leves são utilizados durante o verão, para refletir a luz do sol e garantir o conforto térmico. Já no inverno, as peças passam a ser mais escuras e confeccionadas em tecidos mais densos. Os modelos de Kandoora diferem ligeiramente de região para região, no Golfo. As diferenças são sutis para quem é de fora, então confira as explicações (essa parte, quando me explicaram, eu de fato não compreendi… Por isso procurei um desenho! Rsrs).

ACESSÓRIOS

Tarboosha

CRÉDITO: ALMADANIGROUP.COM
CRÉDITO: ALMADANIGROUP.COM

É a “cordinha”, parte da roupa tradicional masculina. Esse adorno era originalmente usado como laço ao redor do pescoço, ou colocado nos botões das kandooras. Dizem que as mulheres o teciam exclusivamente para os seus maridos como uma forma de expressar seu amor por eles. Com o passar do tempo, elas começaram a fazê-lo para seus filhos e, assim, o acessório começou a ser usado por todos.

Bisht

CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM
CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM

Confeccionada em lã de camelo ou de cordeiro, a peça era usada nos velhos tempos sobre a Kandorra para mostrar sinal de riqueza. A utilidade assemelha-se à da Abaya das mulheres: proteção da roupa contra areia, sujeira, etc. Hoje, o bisht é usado em funções oficiais ou comemorações – como casamentos –  e pode ser encontrado tanto em tons claros quanto escuros.

Na – Aal

CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM
CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM

Tradicional sandália de couro usada pelos homens muçulmanos quando estão em suas vestimentas tradicionais.

Os turbantes

Eles e as túnicas são quase idênticos às vestes das tribos de beduínos que viviam na região no século VI. É uma roupa que suporta os dias quentes e as noites frias do deserto. O turbante já era utilizado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. Consiste em uma longa tira de pano – que, às vezes, chega a 45 metros de comprimento – enrolada sobre a cabeça. As inúmeras formas de amarrá-lo compõem uma linguagem: o turbante indica a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até o seu humor naquele momento.

Para as mulheres, a história já é outra…

Mas, para não complicar demais, vou deixar pra contar uma outra vez!

Fontes:

Skeikh Mohammed Centre for Cultural Understanding ,

Luis Chumpitaz 

ilustrações traduzidas do Brownbook

destinodubai.com.br

vivimetaliun.wordpress.com

Publicidade

Comments

14 respostas para “Entenda a roupa usada pelos homens árabes”.

  1. […] post eu retirei de um blog chamado O Treco Certo. Muito relevante para conhecerem a diferença das vestes islâmicas para os homens, compartilho […]

    Curtir

    1. Avatar de Julio
      Julio

      Obrigado pelo crédito! Abraços.

      Curtir

      1. Avatar de Edgar Rodrigues
        Edgar Rodrigues

        quero saber o que se usa sob Kandoora, quais são as roupas intimas dos homens (tradicionais) árabes/muçulmanos, ou não há roupa intima?

        Curtir

      2. Avatar de Julio

        Há sim, Edgar. Usa-se uma calça larga chamada cirwall por baixo da túnica. É feita para permitir a liberdade de movimentos. Essa calça foi criada pelos persas e adotada no mundo árabe por volta do século VII. A cirwall teria dado origem à palavra “ceroula”.

        Curtir

  2. Avatar de Fernando lopes
    Fernando lopes

    cara , muito bom ! obrigado!

    Curtir

    1. Avatar de Julio
      Julio

      Eu que agradeço sua visita!

      Curtir

  3. Avatar de maria gomes
    maria gomes

    Encantada em saber sobre o povo do qual meus filhos descendem .

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Puxa que bom que gostou. E obrigado pela visita.

      Curtir

  4. Avatar de Mirko Hadal
    Mirko Hadal

    A gutra, que prefiro chamar de shemagh, é muito confortável. Comecei a usar por causa do covid-19, e se eu soubesse o quanto é confortável, já tinha começado a usar a mais tempo! É…de conforto os árabes entendem!

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Obrigado pelo comentário.

      Curtir

  5. Avatar de Rafa
    Rafa

    Gostaria de saber se eles usam a gutra e o igal com terno.

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      A gutra é o lenço na cabeça, usado tradicionalmente pelos homens. Em geral, é feito de algodão, sendo branco e preto entre os beduínos, branco e vermelho entre os jordanianos (geralmente com cordões de algodão) e da Arábia Saudita, e branco imaculado entre os homens das cidades.

      Curtir

  6. Avatar de Felipe Marques
    Felipe Marques

    tem alguma coisa haver com religião ou é só costume mesmo?

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Exato, as roupas têm muitos significados, tanto para homens quanto para mulheres. E, geralmente, são conectados com a religião. O véu, por exemplo, permite a privacidade, a modéstia e a moralidade. Podem estar ligados também as etnias.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: