O Homem das Cavernas e o Homem Moderno

Os neandertais, homens pré-históricos que viveram entre 130.000 e 30.000 anos atrás na Europa e em partes da Ásia, enterravam seus mortos, usavam objetos de adorno pessoal e desenvolveram uma sofisticada tecnologia do fogo. Do ponto de vista arqueológico, não existe diferença cultural significativa entre neandertais e humanos modernos, segundo os estudiosos.

Bem que eu desconfiava que não havia muita diferença, porque conheci diversos homens das cavernas e sei de outros tantos rodando por aí. Segundo os pesquisadores, os neandertais era muito parecidos conosco. Eram “gente como a gente”, com pequenas diferenças, como o formato do queixo e a testa alongada. Provavelmente, seus cabelos também exibiam as mesmas variações de tonalidades que os do homem moderno.

Reprodução de neandertais feita pela antropóloga francesa Elisabeth Daynes (LatinStock).

Se pensarmos com calma, à parte as semelhanças físicas, o homem moderno não difere muito do homem das cavernas nem mesmo em comportamento! Quer ver?

O homem das cavernas estocava comida que encontrava no chão ou que caçava. O homem moderno estoca comida que encontra… No supermercado!

O homem das cavernas vivia enfiado em cavernas. O homem moderno vive enfiado nos escritórios.

O homem das cavernas pichava as cavernas. O homem moderno picha os túneis… E os prédios, muros, monumentos…

O homem das cavernas tinha intensa vida sexual. Bem… Aqui a coisa muda, porque televisão, shopping  center e “Benzinho, estou com uma doooor de cabeça” foram inventados bem depois, então o homem moderno ficou meio prejudicado nessa área.

Uma coisa que o homem das cavernas tinha era a “pegada”. O homem moderno perdeu essa herança dos ancestrais e é cheio de mimimi.  Antes, você bebia água – quando bebia – e hoje, você se reúne para comer pizza com uma turma de amigos e um pede uma Coca zero, o outro pede água de coco, quando não aparece o rei do camarote e pede champanhe… O homem neandertal comia o que tivesse na frente – desde que estivesse parado -, hoje um homem não gosta de grão-de-bico, o outro não come ovo e um terceiro nem suporta o cheiro de peixe, e só come salada. O cara vivia numa caverna, então imagina-se que não tinha banheiro (ele devia fazer o download no mato, mesmo). E o homem moderno? É cheio de “uis” e “ais”… Se suja, a mãe limpa. Acorda, a empregada arruma a cama. Ele não lava nem a cueca!

E chegamos à pegada: o neandertal tinha pegada (ou melhor, tinha porretada na cabeça). Mas o homem moderno perdeu esse “toque”.

Não estou dizendo que ele deva ser violento, longe de mim.  Um homem que força uma mulher a fazer qualquer coisa tem que estar na cadeia.  Mas o que eu quero dizer é aquela coisa de “mão forte”, entendeu? Nada daquela mãozinha mole, de quem no máximo segura o controle do Play Station com força e mais nada além disso.

Pense bem, você acha que existe alguma mulher que gosta de ver o cara fazendo biquinho na hora de beijar? Duvido que nossos antepassados fizessem isso! Que mulher gosta do cara pedindo licença para isso ou para aquilo? “Dá licença de desabotoar sua blusa? Perdão, vou desatar seu sutiã. Com sua permissão, posso abaixar minhas calças?”

Resumindo, acho que a gente devia resgatar nosso DNA neandertal e somá-lo ao nosso mestrado em educação e fineza. Certamente sairia dessa mistura uma pessoa bem melhor…

NeanderthalHumanCartoonDailyMail

Anúncios

3 pensamentos sobre “O Homem das Cavernas e o Homem Moderno

  1. Na minha opinião e só minha, o que não quer dizer que seja a verdade hehe…..As mulheres já perderam esse DNA Primitivio algumas décadas atrás, mas os homens ainda convivem com ele…Essa é a minha opinião 🙂

    Curtir

  2. hahaha..”Primitivio” foi ótimo kkkkkk…Ok eu sei que é Primitivo, mas sou uma pessoa muito ocupada e escrevi rápido e errado e não fiz Revisão… hahahaha…Desculpaê Julio 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s