As frutas mais exóticas do mundo

Os europeus sempre foram fascinados pelas frutas dos trópicos, especialmente pela diversidade que pode se encontrar no Brasil, como já falei neste post. Como me interesso pelo assunto, encontrei referências a frutas mais exóticas, se podemos definir assim, e que eu nunca vi. Mas fiquei curioso para provar:

Pitaya

Muito comum no México, parece que já existe essa fruta no Mercado Municipal de São Paulo, caríssima, me disseram. Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, a pitaya tem um leve sabor adocicado, que lembra o do kiwi. Ela ainda é rica em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Kiwano

É nativo do deserto do Kalahary, no sul da África. Foi introduzido em diversos países europeus e inclusive na Nova Zelândia, que acabou se tornando seu maior produtor. Quem já provou diz que o sabor parece de pepino, misturado com granizo e melão daqueles bem insossos, puxando para a banana… Parece uma coisa pré-histórica, um mamão com chifres…

Rambutan

Ela é conhecida como a delícia do Pacífico. A Rambutan é nativa da Malásia, porém se adaptou muito bem ao clima do norte do Brasil, sendo cultivada em Rondônia, Amazonas e Pará, além do litoral da Bahia. Na natureza, a árvore de Rambutan alcança até 24 metros. De sua casca saem pelos típicos.  Essa fruta que lembra a lichia ainda é pouco conhecida no país, mas tem benefícios sobre ela, seu fruto é maior e suas sementes são de 30 a 50% menores, dando mais espaço a sua polpa, que é doce e pouco ácida, semelhante à uva. Quem a provou, disse que é muito saborosa.
Mangostão
Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: “a rainha das frutas tropicais”. Verdadeiro “manjar dos deuses”, o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego. Sua sua polpa é branca e macia enquanto sua pele vermelha é grossa e fibrosa. Dizem que seu sabor é muito doce e agradável. Elas aparecem apenas em alguns meses do ano – normalmente de maio a setembro.
Ficheiro:Mangosteen.jpeg
Yangmei
Nativa da Ásia, mais precisamente da China, dizem que já era cultivada há 2.000 anos.  Agora é cultivada em países próximos, como Taiwan, Japão e Coréia. Yangmei é verde quando imaturo, mas ficará vermelho para roxo quando maduro. O fruto é redondo, com geralmente cerca de 3 a 4 centímetros de diâmetro. A fruta em si tem o sabor adocicado e ácido. A aparência externa dela lembra um pouco a amora. Há uma única semente no centro do fruto.
Fonte: http://hypescience.com/, por Luciana Galastri.
Anúncios

Um pensamento sobre “As frutas mais exóticas do mundo

  1. Pingback: Frutas exóticas melhoram a saúde | O TRECO CERTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s