
Traduzido e adaptado por Mateus Lynniker de ScienceAlert
Este artigo vai especialmente para os negacionistas, que não acreditam no aquecimento do planeta.
A NASA lançou uma animação mostrando o quanto os níveis do mar subiram nas três curtas décadas que seus satélites monitoram nossos oceanos.
A visualização de dados é obra de Andrew J. Christensen, visualizador de dados do NASA Scientific Visualization Studio. Ao animar as mudanças observadas no nível do mar, capturadas por satélites entre 1993 e 2022, as imagens transformam uma mistura complexa de números em algo muito mais fácil de entender.
Nesses 30 anos, o nível do mar subiu mais de 9 centímetros. Isso pode não parecer muito, quase o mesmo comprimento do lado maior de um cartão de crédito (que tem 8 cm)… mas quando essas mudanças são visualizadas como água batendo em uma escotilha de um navio, aquela janela redonda, aí a coisa começa a pegar.
Para ajudar a entender por que “só” 9 cm é perigoso, imagine uma banheira cheia até a borda. Se você adicionar apenas um copo de água, ela transborda.
O oceano já está “cheio”. Esses 9 cm extras fazem a água invadir as praias durante as marés altas e tempestades. Já viu o vídeo de uma ressaca em Santos, por exemplo? O mar subindo até as calçadas, destruindo quiosques?
É isso…
Três décadas também podem parecer uma vida inteira, mas fazem 20 anos desde que a ExxonMobil, uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo, sabe que a queima de seus produtos de combustíveis fósseis está cozinhando o planeta.
Os impactos de todas essas emissões, que retêm o calor, estão sendo sentidos profundamente pelas comunidades costeiras em todo o mundo. E outros milhões de pessoas serão impactados pela elevação dos mares, vendo os litorais desaparecerem, a menos que as emissões sejam drasticamente reduzidas a zero.
Como as medições são feitas
Os níveis do mar são medidos por satélites que enviam sinais de micro-ondas para a superfície do oceano, e cronometram quanto tempo eles levam para retornar. A partir disso, os pesquisadores podem calcular e monitorar a altura da superfície do mar.
Então, essas observações dos satélites são combinadas com dados sobre as massas de gelo dos polos e, claro, o aumento das emissões de gases de efeito estufa.
A crise climática e o que isso vai produzir, o aumento do nível do mar, afetará mais aqueles que menos contribuíram para o aquecimento global.
Embora a atmosfera tenha sido o cobertor aconchegante da Terra, o planeta agora está sufocando sob o peso das emissões de dióxido de carbono. E são os oceanos que absorveram 90% do calor que nós, humanos, adicionamos ao sistema.
Os primeiros metros do oceano armazenam tanto calor quanto toda a atmosfera da Terra. À medida que a água do mar aquece, ela se expande, elevando o nível. O mar é empurrado ainda mais para cima pelo derretimento das camadas de gelo e pelas tempestades.
Ao absorver todo esse calor, o oceano acalma as pessoas com uma falsa sensação de segurança de que a mudança climática está progredindo lentamente.
Tomara que animações como essa ajudem as pessoas a perceber em que problemão nos metemos, e tomara que possamos resolver!
Fonte:
NASA
universoracionalista.org
Deixe um comentário