5 curiosidades da Disneyland

Disneyland completa 71 anos em 2026 como um divisor de águas na história do entretenimento. O endereço redefiniu o conceito de parques temáticos e ajudou a estabelecer novos padrões de hospitalidade que influenciam a indústria até hoje. O Disneyland Park, localizado em Anaheim, nos arredores de Los Angeles, na Califórnia, foi o primeiro parque temático aberto pela Walt Disney Company e o único projetado e construído sob a liderança do próprio Walt Disney.

Hoje, o Disneyland Park faz parte do Disneyland Resort, complexo que abriga outro parque, o Disney California Adventure, assim como uma área de entretenimento e compras, o Downtown Disney District, e três hotéis oficiais, o Disney’s Grand Californian Hotel & Spa, o histórico Disneyland Hotel e o Pixar Place Hotel.

O Disneyland Park é atualmente o segundo mais visitado do mundo, recebendo cerca de 17,3 milhões de visitantes em 2024, segundo dados do TEA Global Experience Index, relatório divulgado pela Themed Entertainment Association (TEA). O endereço só perde para o Magic Kingdom Park, no Walt Disney World Resort, na Flórida.

Quando você for visitar a Disneyland, anote estas curiosidades e veja tudo ao vivo!

A Main Street é a principal via do Disneyland Park. A rua, que dá para o Castelo da Bela Adormecida, foi inspirada nas lembranças de infância de Walt Disney na pequena cidade de Marceline, no estado do Missouri. A via se assemelha a uma típica cidade do interior dos Estados Unidos, com fachadas de época e vitrines de atmosfera nostálgica.

Os visitantes mais curiosos podem procurar por duas referências diretas à Marceline: na entrada do Main Street Cinema, a vendedora de ingressos Tilly usa um crachá que indica “Marceline, Missouri”, como sua cidade natal. Já próximo aos armários do café Market House, há uma placa com os dizeres “Hotel Marceline”.

Embora tenha nascido em Chicago, Walt costumava dizer que os anos vividos em Marceline moldaram sua imaginação e influenciaram a criação da Disneyland.

Pouca gente sabe, mas Walt Disney chegou a ter um apartamento dentro do Disneyland Park. Ele pode ser visto do lado de fora, já que fica no segundo andar do prédio do Corpo de Bombeiros, na Town Square, a praça localizada logo na entrada.

De acordo com o Museu da Família Walt Disney, ele sabia que precisaria de um espaço para descansar, e até para dormir, durante a construção e os primeiros anos de operação do parque. A Disneyland foi construída ao mesmo tempo em que Walt acompanhava a produção de “A Dama e o Vagabundo” (1955), o que exigia constantes deslocamentos entre o canteiro de obras em Anaheim, os Estúdios Walt Disney, em Burbank, e sua casa na Carolwood Drive, em Los Angeles.

Para transformar o espaço em um refúgio acolhedor, Walt encarregou o premiado cenógrafo Emile Kuri de projetar e decorar o apartamento. Vencedor do Oscar por seu trabalho em “20.000 Léguas Submarinas” (1954), também da Disney, Kuri mobiliou o ambiente em estilo vitoriano, criando um local onde Walt podia trabalhar, receber familiares e descansar entre um compromisso e outro.

Recentemente, o parque começou a fazer visitas guiadas pelo apartamento, com o preço de 100 dólares por pessoa. Se algum dia você passar pela frente dos bombeiros, preste atenção na única luz acesa na janela (veja na foto acima): é uma homenagem ao criador desse universo e fica acesa 24 horas por dia, nos 365 dias do ano!

Uma delas é a Mark Twain Riverboat.

Poucos dias antes da inauguração, Walt e sua esposa, Lillian Disney, reuniram familiares e amigos para celebrar os 30 anos de casamento com uma festa dentro do parque.

A ocasião marcou a viagem inaugural da atração! A celebração terminou com um jantar no The Golden Horseshoe, restaurante que permanece aberto até hoje. Situado na área de Frontierland, o local preserva a temática do Velho Oeste americano e serve refeições rápidas, como tirinhas de frango empanadas e mini cachorros-quentes empanados no palito.

A proposta era oferecer uma viagem pelos grandes rios tropicais do mundo sem sair da Disneyland. Nos primeiros anos, tinha um caráter mais educativo e informativo. Na década de 1960, porém, o passeio ganhou o humor característico que o tornou famoso. A atração passou por diversas atualizações, incluindo novos efeitos sonoros, mudanças no roteiro e a remoção de elementos culturalmente sensíveis.

Outras atrações clássicas que continuam operando desde 17 de julho de 1955 no Disneyland Park: Peter Pan’s FlightMad Tea PartyAutopiaMark Twain Riverboat já citado, Snow White’s Enchanted WishKing Arthur Carrousel e o Main Street Cinema.

Até hoje, poucos visitantes sabem, mas o castelo “esconde” a Sleeping Beauty Castle Walkthrough, atração em que os visitantes caminham em meio a cenários tridimensionais repletos de efeitos sonoros e recursos visuais. A cena final mostra a bruxa Malévola se transformando em um dragão que cospe fogo.

Inspirado no Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, o Castelo da Bela Adormecida foi inaugurado junto com a Disneyland, em 17 de julho de 1955.

Outra curiosidade: a ponte levadiça do castelo da Bela Adormecida foi baixada apenas duas vezes em sua história, uma na inauguração do parque e outra em 1983, durante a reinauguração da área Fantasyland.

O novo CEO da Disney, Josh D’Amaro, anunciou um ciclo de investimentos de US$ 60 bilhões destinados aos parques, cruzeiros e experiências da Disney ao longo de uma década, incluindo mudanças no Disneyland Resort.

  • Um novo hub de transporte e estacionamento, que terá cerca de seis mil vagas, áreas para ônibus, aplicativos de transporte e um novo sistema de acesso ao resort. O projeto também inclui uma ponte para pedestres sobre a Harbor Boulevard e uma nova esplanada de entrada para os visitantes.
Projeto do hub de transporte e da passarela de pedestres no Disneyland Resort • Divulgação/Disney Parks Blog
  • A expansão do Avengers Campus, área da Marvel no parque temático Disney California Adventure, que terá o dobro do tamanho atual e ganhará duas novas atrações;
  • Uma nova área inspirada em Avatar no Disney California Adventure, que receberá uma experiência inédita baseada em “Avatar: O Caminho da Água” e nos próximos filmes da franquia;
  • Uma nova atração inspirada na animação “Viva: A Vida é uma Festa”, no Disney California Adventure. O passeio de barco acompanhará o personagem Miguel em uma viagem pela Terra dos Mortos, com personagens e músicas do filme.

Fontes:

CNN, Saulo Tafarelo, do Viagem & Gastronomia

pngkey.com

@MeganMoves, YouTube

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

SOBRE O AUTOR

Júlio A. Filho, escritor brasileiro de literatura infanto-juvenil, fantasia e não-ficção. Seu mote é simples: “contar histórias é quem eu sou”.

Autor da série infantil “O Outro Lado dos Bichos”, que reinventa o olhar sobre os animais com humor e imaginação, e também do livro “Riquezas do Brasil”, que apresenta de forma acessível e encantadora os patrimônios culturais e naturais do nosso país reconhecidos pela UNESCO.

Lançou também “Onde a Verdade se Esconde” e “Terra Líquida”.

São histórias que exploram o silêncio, o poder e as consequências das escolhas.

São livros que transitam entre o suspense e o mistério (“Onde a Verdade se Esconde”) e a ficção científica ( “Terra Líquida”), onde os personagens estão diante de dilemas morais, segredos difíceis de encarar e sociedades que revelam seus verdadeiros limites em momentos de crise.