Entenda a roupa usada pelos homens árabes

Published by

on

Os homens muçulmanos, assim como as mulheres, também têm vestimenta própria. Embora pareça uma longa peça única de tecido branco, o traje é muito mais do que isso e possui história e significados muito ricos. Quando estive em Dubai, conversei com uma pessoa que me explicou os detalhes.

Agora, compartilho com vocês.

Gahfiya (Ghafiya ou Gafirah)

CRÉDITO: MOEFAKHRO.TUMBLR.COM

Pequena touca branca usada para prender o cabelo dos homens e manter o Ghtrah (veja abaixo) no lugar. Pode ser feito de tecido ou de uma trama parecida com o crochê.

Ghtrah (Guthra ou Gutra) 

CRÉDITO: COMMONS.WIKIMEDIA.ORG
CRÉDITO: COMMONS.WIKIMEDIA.ORG

O tradicional lenço usado na cabeça. De formato quadrado e feito em algodão, ele é dobrado como um triângulo e colocado sobre o Gahfiya com a dobra na parte da frente. Existem muitas maneiras de amarrar o lenço na cabeça e você poderá conferir algumas delas nas ilustrações.

Igal (Agal ou Ogal)

CRÉDITO: HILALPLAZA.COM
CRÉDITO: HILALPLAZA.COM

Sabe aquela “cordinha” preta de duas voltas que você sempre vê no topo da cabeça de um árabe? Então, isso é o Igal. A peça é feita de lã de camelo ou de ovelha, tramada para formar uma corda. O Igal é utilizado sobre o Ghtrah e o Gahfiya e diz-se que, antigamente, ela auxiliava os beduínos a amarrar os pés dos camelos para que eles não fugissem.

Kandoora  ( Kandura, Thobe ou Dishdasha)

CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM
CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM

É como se chama a tradicional túnica, usada por homens. A peça, sempre com manga longa e comprimento até o tornozelo, pode ser encontrada em diversas cores e materiais. Normalmente, os tons mais claros e os tecidos mais leves são utilizados durante o verão, para refletir a luz do sol e garantir o conforto térmico. Já no inverno, as peças passam a ser mais escuras e confeccionadas em tecidos mais densos. Os modelos de Kandoora diferem ligeiramente de região para região, no Golfo. As diferenças são sutis para quem é de fora, então confira as explicações (essa parte, quando me explicaram, eu de fato não compreendi… Por isso procurei um desenho! Rsrs).

ACESSÓRIOS

Tarboosha

CRÉDITO: ALMADANIGROUP.COM
CRÉDITO: ALMADANIGROUP.COM

É a “cordinha”, parte da roupa tradicional masculina. Esse adorno era originalmente usado como laço ao redor do pescoço, ou colocado nos botões das kandooras. Dizem que as mulheres o teciam exclusivamente para os seus maridos como uma forma de expressar seu amor por eles. Com o passar do tempo, elas começaram a fazê-lo para seus filhos e, assim, o acessório começou a ser usado por todos.

Bisht

CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM
CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM

Confeccionada em lã de camelo ou de cordeiro, a peça era usada nos velhos tempos sobre a Kandorra para mostrar sinal de riqueza. A utilidade assemelha-se à da Abaya das mulheres: proteção da roupa contra areia, sujeira, etc. Hoje, o bisht é usado em funções oficiais ou comemorações – como casamentos –  e pode ser encontrado tanto em tons claros quanto escuros.

Na – Aal

CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM
CRÉDITO: ALNASHAMAUAE.COM

Tradicional sandália de couro usada pelos homens muçulmanos quando estão em suas vestimentas tradicionais.

Os turbantes

Eles e as túnicas são quase idênticos às vestes das tribos de beduínos que viviam na região no século VI. É uma roupa que suporta os dias quentes e as noites frias do deserto. O turbante já era utilizado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. Consiste em uma longa tira de pano – que, às vezes, chega a 45 metros de comprimento – enrolada sobre a cabeça. As inúmeras formas de amarrá-lo compõem uma linguagem: o turbante indica a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até o seu humor naquele momento.

Para as mulheres, a história já é outra…

Mas, para não complicar demais, vou deixar pra contar uma outra vez!

Fontes:

Skeikh Mohammed Centre for Cultural Understanding ,

Luis Chumpitaz 

ilustrações traduzidas do Brownbook

destinodubai.com.br

vivimetaliun.wordpress.com

26 respostas para “Entenda a roupa usada pelos homens árabes”.

  1. […] post eu retirei de um blog chamado O Treco Certo. Muito relevante para conhecerem a diferença das vestes islâmicas para os homens, compartilho […]

    Curtir

    1. Avatar de Julio
      Julio

      Obrigado pelo crédito! Abraços.

      Curtir

      1. Avatar de Edgar Rodrigues
        Edgar Rodrigues

        quero saber o que se usa sob Kandoora, quais são as roupas intimas dos homens (tradicionais) árabes/muçulmanos, ou não há roupa intima?

        Curtir

      2. Avatar de Julio

        Há sim, Edgar. Usa-se uma calça larga chamada cirwall por baixo da túnica. É feita para permitir a liberdade de movimentos. Essa calça foi criada pelos persas e adotada no mundo árabe por volta do século VII. A cirwall teria dado origem à palavra “ceroula”.

        Curtir

  2. Avatar de Fernando lopes
    Fernando lopes

    cara , muito bom ! obrigado!

    Curtir

    1. Avatar de Julio
      Julio

      Eu que agradeço sua visita!

      Curtir

  3. Avatar de maria gomes
    maria gomes

    Encantada em saber sobre o povo do qual meus filhos descendem .

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Puxa que bom que gostou. E obrigado pela visita.

      Curtir

  4. Avatar de Mirko Hadal
    Mirko Hadal

    A gutra, que prefiro chamar de shemagh, é muito confortável. Comecei a usar por causa do covid-19, e se eu soubesse o quanto é confortável, já tinha começado a usar a mais tempo! É…de conforto os árabes entendem!

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Obrigado pelo comentário.

      Curtir

  5. Avatar de Rafa
    Rafa

    Gostaria de saber se eles usam a gutra e o igal com terno.

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      A gutra é o lenço na cabeça, usado tradicionalmente pelos homens. Em geral, é feito de algodão, sendo branco e preto entre os beduínos, branco e vermelho entre os jordanianos (geralmente com cordões de algodão) e da Arábia Saudita, e branco imaculado entre os homens das cidades.

      Curtir

  6. Avatar de Felipe Marques
    Felipe Marques

    tem alguma coisa haver com religião ou é só costume mesmo?

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Exato, as roupas têm muitos significados, tanto para homens quanto para mulheres. E, geralmente, são conectados com a religião. O véu, por exemplo, permite a privacidade, a modéstia e a moralidade. Podem estar ligados também as etnias.

      Curtir

  7. Avatar de Angelo Arantes
    Angelo Arantes

    As 3 vestimentas da cabeça, acha-se pra compra fácil? É caro?

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Olá Angelo, não é difícil de comprar nao.
      Ao menos on-line.. vc encontra muita coisa em lojas como Mercado Livre, no Submarino tem camisetas por 40 reais, e peças mais completas na Shein ou Ali Express. Os preços variam muito, a partir de 200 reais até 10 x mais.

      Curtir

  8. Avatar de Júlio
    Júlio

    Na cultura muçulmana,pode se usar a
    a futura ou a toca de cor diferente do kandoora?

    Curtir

  9. Avatar de Júlio
    Júlio

    Pode ser usada a kandoora de cor diferente da toca ou gutra?

    Curtir

  10. Avatar de FERNANDA GONCALVES RODRIGUES
    FERNANDA GONCALVES RODRIGUES

    Gostaria de saber como os serviçais se vestem. Pois vou fazer um evento Árabe e gostaria de tematizar a equipe!

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Olá, Fernanda.

      Até onde eu sei, não há uma distinção evidente entre as roupas de patrões e empregados, porque os homens se vestem todos iguais, com uma túnica feita de algodão, com mangas compridas e uma extensão para cobrir todo o corpo. Ela é usada para não marcar o corpo e como sinal de modéstia, uma vez que todos se vestem do mesmo jeito. Tem colarinho, botões e em alguns países pode ter bolso e uma cordinha para fechar o colarinho.

      As mulheres, a mesma coisa, elas usam o xador, roupas semelhantes às túnicas masculinas e, na cabeça, um lenço que deixa só o rosto à mostra, o Icharb. O nome deu origem ao francês écharpe.

      Os homens, por sua vez, usam na cabeça o Guthra ou Gutra, o lenço feito de algodão, e que tem origem beduína, usado para proteger do calor. Em geral são brancos, mas alguns homens também usam em vermelho e branco ou preto e branco. A maneira de amarrar pode mudar conforme o status e importância da pessoa.

      Os homens usam por baixo da túnica o Cirwall, uma calça larga feita de algodão, que deu origem à palavra “ceroula”.

      Como sugestão para os funcionários da equipe, eles poderiam usar essa calça larga, um colete e uma camiseta de manga longa com botões, e na cabeça uma touca branca, a Gahfiya, que geralmente se usa por baixo da Gutra para prender o cabelo.

      Assim, eles ficariam bem diferentes dos convidados, que certamente estarão de túnicas longas e as mulheres de burca.

      Você pode encontrar imagens de todas essas peças na internet, ok?

      Curtir

  11. Avatar de Diva Cleia de Oliveira
    Diva Cleia de Oliveira

    Bom dia ! wow fiquei realmente fascinada pela postagem,simples e significativa. Por outro lado contendo a historia rica da dos arabes.Deixo aqui o meu sincero agradecimento.

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Muito obrigado, mesmo, fico feliz com mensagens assim!

      Curtir

  12. Avatar de Giseli mirreli Araújo Pereira
    Giseli mirreli Araújo Pereira

    boa noite sou aqui do Brasil fiquei muito feliz em ler suas publicações dicas de costume nunca terei a oportunidade de ir a um lugar desses mas gostei muito de ver as fotos de saber quais o idiomas falam parabéns você esclareceu muitas dúvidas que eu tinha mesmo sem conhecer o lugar Deus lhe abençoe ótima noite 🌙

    Curtir

    1. Avatar de Julio

      Muito obrigado pelo comentário, e fico feliz que tenha gostado da postagem. Ando meio atrasado aqui, mas logo voltarei a atualizar com mais frequência e com assuntos interessantes. Grande abraço.

      Curtir

  13. Avatar de Mirian
    Mirian

    Meu esposo trabalha com comerciais e recentemente foi contratado por um Árabe. Estamos tendo muita dificuldade para achar uma roupa que possa ser usada😅 tentamos usar uma tradicional como a que você mostrou na imagem… com o “vestido” o lenço… Mas ele disse que era roupa muçulmano… Ele é Árabe mas é cristão. Que roupa eles usam??

    Curtir

    1. Avatar de Julio A. Filho

      Bom dia, Mirian, obrigado por sua visita ao blog.

      Na verdade, ao contrário de algumas interpretações do Islã que prescrevem o hijab ou outras vestimentas específicas, o Cristianismo não possui um código de vestimenta rígido. A ênfase é na modéstia e na atitude pessoal, não especificamente em um traje específico. Até onde eu sei e aprendi nas visitas que fiz, os cristãos árabes que conheci usam roupas ocidentais no dia a dia, de forma similar às pessoas em muitos países do mundo, mas obviamente adaptadas para o clima local mais quente.

      A vestimenta é mais influenciada pela cultura e clima do país em que vivem do que por preceitos religiosos cristãos específicos que exijam um traje particular. No caso do Oriente Médio, e de Dubai, por exemplo, o clima quente favorece tecidos leves como algodão e linho, e as roupas mais soltas, como as túnicas (kaftans ou galabias) ainda são populares entre homens e mulheres, independentemente da religião, por serem confortáveis e práticas.

      Veja que nos países árabes com grandes populações cristãs, como Líbano, Síria e Jordânia, a influência ocidental na moda é significativa. Homens e mulheres usam jeans, camisetas, camisas, vestidos e ternos, dependendo da ocasião e do ambiente (trabalho, casa, eventos sociais).

      Espero que eu tenha ajudado.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.