“Não é só com beijos que se prova amor”, dizia a campanha publicitária pioneira na celebração
Em muitos lugares do mundo, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim, bispo católico no terceiro século que celebrava casamentos em período de guerras, apesar da proibição do Império Romano. A tradição começou nos países anglo-saxões, mas passou a ser seguida inclusive por países de língua portuguesa, como Portugal e Angola.
Por que no Brasil, então, a data é comemorada no dia 12 de junho?
O “culpado” disso foi o pai do governador João Doria, o publicitário Agripino da Costa Doria Neto. Vamos colocar as coisas no contexto da época, e que continua valendo atualmente: há questões de calendário, afinal, 14 de fevereiro costuma ser próximo ao Carnaval, e 12 de junho é véspera do dia de Santo Antônio, considerado pela tradição como “casamenteiro”. E aí, uma coisa puxou a outra…
Tudo começou em junho de 1949. O publicitário era diretor da agência de propaganda Standard, e um de seus clientes mais importantes era um grande magazine, A Exposição Clipper.
O desafio proposto pelo cliente era claro: as coisas não estavam indo muito bem, e a loja deu a missão, então, de criar novas estratégias para aquecer as vendas.
Já haviam tentado de tudo, mas sem grandes resultados… Por exemplo, divulgar pelos jornais que o magazine estava localizado num ponto da cidade de muito fácil acesso, “a 3 minutos de bonde!”.
O pai do futuro governador entrou em cena com sua equipe e percebeu que ali havia uma oportunidade comercial: junho era um mês fraco em vendas porque não tinha nenhuma data comemorativa… em maio, temos o Dia das Mães, em agosto, Dia dos Pais, em dezembro, Natal… e em junho?
Foi então que o Doria pai, lembrando-se do Valentine’s Day nos outros países, veio com a ideia de importar essa data. O dia 12 de junho foi escolhido como Dia dos Namorados justamente por ser véspera da festa de Santo Antônio, conhecido por ser um santo “casamenteiro”.
O slogan desenvolvido por Doria era claro nesse sentido. “Não é só com beijos que se prova amor”. A campanha foi apoiada pela Confederação do Comércio de São Paulo e as vendas foram realmente alavancadas.
Veja algumas outras peças dessa campanha vitoriosa, que inclusive ajudou a agência a ganhar o prêmio de “Agência do Ano”.
A ideia, a partir de então, se espalhou por todo o país.
Fontes:
UOL
F. de S. Paulo
Wikipedia
dosepublicitaria.com/ Elidio Santos
Deixe um comentário