Conversando com a amiga Clene Salles, ficamos nos perguntando sobre quando começou a expansão de alguns negócios, como a Coca-Cola, ou a Avon. Pesquisando sobre a Avon, para a qual a Clene criou diversos livros que foram vendidos pelo catálogo, encontrei o seguinte relato, que é um resumo da história da empresa:
O sistema de vendas diretas no qual a empresa se firmou começou quando o vendedor de livros porta em porta David H. McConnell, fundador da Avon, passou a oferecer um frasco de perfume como brinde para suas clientes. Ele criou uma fragrância de rosas para presentear com vidrinhos de perfume quem aceitasse ouvir sua apresentação, geralmente as donas de casa, pois não era bem recebido – aliás, como geralmente acontece com os vendedores… Os perfumes fizeram mais sucesso que os livros e McConnell resolveu mudar de ramo em 1886.

O negócio começou em um espaço não maior do que uma despensa de cozinha. Ele próprio produzia os perfumes, era o caixa, o despachante e o office boy. Nascia, então, a California Perfume Company, e como seu foco eram as vendas em domicílio, McConnell convidou Florence Albee para ser a primeira revendedora de sua nova empresa. Durante seis meses, Florence foi sua única funcionária e viajava de trem, charrete ou a cavalo para vender os produtos.
A empresa começou também a mudar o papel das mulheres na sociedade. Vivendo em uma época em que a única ocupação aceitável para uma mulher era a de dona de casa, Ms. Albee apostou no modelo de negócio e convidou outras amigas para assim montar o primeiro grupo de revendedoras da história da Avon.

Menos de uma década após sua fundação, em 1896, a empresa apresentava seu primeiro catálogo. Por meio dele, as consumidoras podiam escolher entre perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampus, entre outros produtos. Logo, as representantes começaram a visitar as residências, como na foto abaixo, tirada em 1918.
Em 1928 a empresa já estava presente em 48 estados norte-americanos, fazendo com que a marca Companhia de Perfumes Califórnia parecesse regional demais. O nome Avon surgiu em 1929, para uma linha de produtos. Era uma homenagem a William Shakespeare, escritor nascido na cidade inglesa de Stratford-on Avon, de quem McConnell era grande fã. Dez anos mais tarde, em 1939, o nome foi adotado para toda a companhia.

Na década de 1950, com o crescente sucesso dos perfumes fabricados exclusivamente para a Avon, a empresa resolveu expandir seus negócios e se espalhou rapidamente pelos cinco continentes. Em 1954 as vendas atingiam a marca de US$ 55 milhões, uma fábula na época, e a famosa campanha publicitária “Avon Calling!” (Avon Chama!) foi lançada nos Estados Unidos e, depois, mundialmente.

Hoje, a companhia é uma das maiores do mundo e opera em mais de 100 países, dentre os quais o Brasil figura como uma de suas maiores operações, e não é por acaso: o país é o terceiro maior mercado global em produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.
A Avon do Brasil tem cerca de um milhão e meio de representantes, cobrindo praticamente todo o território nacional.
Deixe um comentário