Uma criança que lê será uma criança que pensa

Uma criança que lê será uma criança que pensa, afirmou algum pensador genial, e ele não estava enganado. Ler é brincadeira, é entretenimento, é construir sonhos, é refletir, é prazer.

Brincar, criar, correr, pular, rir, imaginar… As crianças são cheias de energia e adoram estar sempre em movimento, afinal, sempre há muito o que descobrir e conhecer!

E cabe a nós, adultos, mediar, guiar e permitir que as crianças usufruam e se desenvolvam da maneira mais plena possível, dando espaço e tempo para que elas criem, brinquem e aprendam o máximo que puderem. Dentro disso tudo, os livros infantis têm um papel fundamental. Por meio deles, elas podem ter contato com a linguagem, com o lúdico, com a ficção e com a arte. A literatura nos sensibiliza, nos leva para viver outras realidades, amplia nosso olhar e abre nossa mente.

Antes de tudo, entenda como esse universo da leitura pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança!

Promove o desenvolvimento

Criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança. Ler é um costume que aprimora as habilidades de comunicação.

Apura o senso crítico

Quem cria o costume de ler desenvolve um senso crítico maior, o que será extremamente valioso para o progresso intelectual da pessoa. Com a rotina da leitura, a criança conseguirá desenvolver melhor suas ideias, suas opiniões e sua maneira de pensar e agir.

Proporciona entretenimento

Estamos acostumados a ver as crianças brincarem com videogames, computadores e aplicativos online. Acabamos, dessa maneira, nos esquecendo do valor que os livros têm também como instrumentos de distração.

Na prática, quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir prazer ao conhecer novas histórias.

Amplia o conhecimento

A leitura também possibilita a geração de novos conhecimentos acerca do mundo, das pessoas e até de nós mesmos. Por isso, acaba ampliando as referências do leitor, modulando sua maneira de pensar e agir, além de aprimorar seu raciocínio.

Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão.

Enriquece o vocabulário

Ler livros é uma ótima maneira de descobrir novas palavras e aumentar cada vez mais o vocabulário — além de melhorar a gramática, de ser uma forma de aprender a língua da forma mais natural possível e ajudar a construir uma linha lógica de pensamento.

Aprimora a escrita de redações

Durante o período escolar, uma das maiores dificuldades dos alunos costuma ser a escrita da redação. A leitura é a peça-chave para o desenvolvimento da capacidade linguística, por incrementar o vocabulário, expandir as habilidades de interpretação e a criatividade.

Os resultados positivos podem ser notados nos vestibulares e até na vida profissional!

Os estágios da leitura

Até os dois anos, a criança não interage tão ativamente com as palavras. O ponto de interesse está mais direcionado às imagens e texturas. Os livros, nessa idade, devem ser capazes de despertar a curiosidade!

Entre os dois e três anos, os livros podem começar a carregar um pouco mais de contexto e se relacionam à rotina da criança. É a hora de fazer a ligação entre as tarefas e hábitos do dia a dia, com o que é contado. Nessa hora, a criança pode começar a compreender e relacionar palavras com o que está registrado nas páginas.

Quais são os gêneros da literatura infantil?

Engana-se quem pensa que livros infantis são todos a mesma coisa. A verdade é que a literatura infantil é muito rica e cheia de características próprias. A seguir, confira alguns tipos de narrativas usadas nessa categoria.

Lendas e mitos

Você sabia que existem diferenças entre lendas e mitos? As lendas são narrativas populares repassadas de geração em geração e falam sobre acontecimentos históricos. Como podem surgir em vários locais, existem diversas versões da mesma lenda. Por mexer com o imaginário, estimulam a criatividade, que é uma capacidade importante na infância.

Já os mitos vêm das lendas e envolvem seres mágicos e objetos sobrenaturais. No passado, eles foram muito usados para explicar o que era desconhecido na época, como os fenômenos naturais. Bons exemplos são os deuses gregos e os personagens do nosso folclore.

Fábula

As fábulas são histórias mais curtas, protagonizadas geralmente por objetos ou animais. Elas sempre terminam dando alguma lição, por isso, são muito interessantes no desenvolvimento infantil, pois estimulam o senso moral. Como a fábula da cigarra e da formiga.

Conto

Os contos são narrativas mais resumidas em que os personagens se envolvem em conflitos que precisam ser resolvidos rapidamente. Entre os autores que ficaram conhecidos por esse tipo de literatura infantil estão Machado de Assis e Oscar Wilde.

No desenvolvimento infantil, a leitura de contos ajuda as crianças e os jovens a encarar seus conflitos, assim como os personagens corajosos.

Crônica

As crônicas estão relacionadas à vida cotidiana, retratando os problemas comuns do dia a dia. São parecidas com os contos, mas sem grandes conflitos para serem resolvidos. Assim, qualquer pessoa pode se identificar. Isso ajuda as crianças a desenvolver sua relação com a sociedade.

Romance

Os romances têm enredos mais complexos e extensos, com muitos conflitos e tramas secundárias dentro da mesma história. Dois exemplos desse tipo de literatura infantil são Harry Potter e Percy Jackson. O sucesso desses livros é tão grande que incentivou muitas crianças a descobrirem a paixão pela leitura e escrita.

Permita-me um “merchan”

Agora que você sabe um pouco mais da importância da leitura para as crianças, gostaria de dar uma sugestão de livros.

Lancei uma coleção de e-books, chamada “O Outro Lado dos Bichos”, cujos livros estão na Amazon.

O primeiro volume, cuja capa está acima, conta a história de Ratita, uma ratinha muito esperta, que consegue resolver uma série de problemas na fazenda onde vive usando uma habilidade muito especial: sua capacidade de negociação.

Essa é a capa do volume dois, também na Amazon, e mostra como o raposinho Felipe se livra de muitos apuros, inclusive a invasão de ETs que pretendiam destruir a floresta!

E, em breve, o volume três será lançado – ele está no forno! – mas mostro a capa em primeira mão!

Nele, conto a história da gatinha Cath, que se vê às voltas com gatos malvados que a expulsam de casa e ela se vê obrigada a assumir sua identidade secreta: a Vingadora Noturna!

Então, deixo a sugestão para suas crianças: elas vão se divertir e aprender algumas noções importantes de convivência… e os adultos vão curtir também!

Muito obrigado!


Fontes:

Colégio Novo Alvo

leiturinha.com.br

novosalunos.com.br

Equipe SEB

Publicidade

Posted

in

, ,

by

Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: