Manga com leite faz mal?

Manga com leite. Essa é uma das combinações mais polêmicas na alimentação dos brasileiros. Muita gente, sobretudo quem tem mais idade, jura de pé junto que ela é tóxica e faz mal para a saúde, resultando em incômodos gastrointestinais, como diarreia e até a morte. Mas será que isso tem algum fundamento?

A resposta é não! “Comer manga com leite seria o mesmo que comer banana com leite, morango com leite… vamos combinar, é uma mistura maravilhosa!”, diz Roberta Almeida, nutricionista.

Roberta explica que esse mito vem desde os tempos da escravidão no Brasil. A questão é que a lenda foi criada justamente para impedir o consumo do alimento, uma vez que o leite era um dos itens mais caros adquiridos na colônia. Nenhum senhor de engenho ou dono de imensas plantações de café “correria o risco” de ter a bebida consumida por um escravo e, paralelamente, como as mangueiras e seus frutos eram fartos, os cativos comiam muito a fruta que estava ali, à disposição.

Pintura feita pelo francês Jean-Baptiste Debret

Surgira assim, a invenção da mistura venenosa. Afinal, se a história contada envolvesse apenas o suposto veneno do leite, logo cairia por terra na primeira vez que um feitor fosse flagrado bebendo a “preciosidade”. Então, essa lenda foi criada e diz-se que uma sinhá, dona da casa grande, chegou mesmo a colocar algum tipo de veneno numa mistura de manga e leite e deu para uma escrava beber. Quando ela caiu morta diante dos outros, a história rapidamente se espalhou como poeira ao vento…

Então quer dizer, nutricionista Roberta, que tudo bem misturar manga e leite?

“Mas claro”, afirma ela. “Não há nada, do ponto de vista científico, que prove o contrário. Além disso, essa combinação vai proporcionar um alimento altamente nutritivo”.

O leite é fonte de proteína de grande valor biológico, cálcio —não havendo outro item que forneça a mesma quantidade—, fósforo, magnésio e vitaminas A, D e riboflavina. Além de ser o principal aliado da saúde dos ossos e dos dentes, ele atua nas terminações nervosas, no crescimento muscular e no coração.

A manga, por seu lado, é rica em caroteno (provitamina A) e contém fósforo, potássio, vitamina C e fibras. Alguns dos seus benefícios são: melhora da imunidade e do funcionamento intestinal, equilíbrio da frequência cardíaca, redução dos níveis de colesterol LDL (mau colesterol) e proteção da visão. A vitamina C, por exemplo, é um ótimo antioxidante.

Roberta conclui: “É uma combinação deliciosa, e pode ser consumida como sorvete, como vitamina batida no liquidificador no café da manhã, enfim, pode consumir como preferir porque só fará bem para sua saúde”.

Consultoria:

Roberta Almeida, nutricionista, CRN-3 68945/P @nutrirobertaaalmeida


Fontes:

Wikipedia, Daniel Navas e Renata Turbiani, Vivabem

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: