Os aviões mais estranhos da história

São aeronaves curiosas que surgiram antes ou durante a Segunda Guerra Mundial
Este é um dos mais bizarros da lista, de longe: o Rotabuggy foi concebido para solucionar um problema logístico dos aliados, o de colocar veículos de combate no front. Os russos chegaram até a criar um tanque com asas, mas os britânicos resolveram colocar hélices de helicópteros em todo tipo de veículo – entre eles, um jipe. Como se não bastasse, Raoul Hafner, o criativo engenheiro por trás da proposta, criou também uma “cauda” para que o Rotabuggy ficasse ainda mais parecido com a aeronave que lhe deu origem. Não é necessário dizer que ele mal conseguia voar e que logo o projeto foi descartado…

Não se assuste com os aviões de aparências duvidosas que apresentamos neste post. Cercados de otimismo quanto a sua aceitação para missões específicas, eles foram projetados com o objetivo de atender a ações militares ou ao mercado de defesa do país. O clima de urgência, a ameaça da concorrência e a ausência de recursos tecnológicos e conhecimentos específicos mais avançados na época, acabou resultando nestas soluções irreais que surgiram antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

Aqui estão apenas alguns dos modelos bizarros… mas a lista é muito maior, acredite! E a grande maioria não passou do protótipo, embora algumas soluções, aperfeiçoadas mais tarde, serviram de base para novos aviões.

Stipa Caproni (1932) Avião experimental italiano de 1932 possuía fuselagem em formato de barril. O conjunto motor-hélice convencional instalado em seu interior fornecia o empuxo para o voo.
Vought V-173 (1942) Conhecido como “Panqueca Voadora”, a aeronave de caça experimental foi encomendada pela Marinha dos Estados Unidos em 1942.
Coleoptere C-450 da Snecma Aeronave experimental francesa com asa anelar, propulsão de turborreator e que podia decolar e pousar na vertical. Os estudos começaram na época da guerra, mas o protótipo só foi criado em 1958.
Northrop XB-35 Uma asa voadora experimental desenvolvida para o projeto de um bombardeiro pesado da Força Aérea do Exército dos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial.
North American XP-82 A emenda das asas de dois P-51 Mustang resultou em uma eficiente aeronave de escolta. O projeto só ficou pronto em 1945, e ele acabou sendo usado na Guerra da Coreia, de 1950 a 1953.
Libellula Avião experimental britânico bimotor de 1945 com asas duplas, que proporcionava uma excelente visão para os pilotos no pouso em porta-aviões.
McDonnell XF-85 Goblin Protótipo de caça a jato, que só ficou pronto em 1948. Essa aeronave norte-americana era lançada em voo do compartimento de bombas de um B-36 e recolhida depois pela mesma aeronave.
Lockheed XFV (The Salmon) Protótipo experimental da Marinha americana, para escolta de bombardeiros e para operações de decolagens e pousos verticais. No pouso, o piloto tinha de operar o pesado avião de marcha à ré – uma manobre extremamente difícil.
XB-42 Mixmaster Bombardeiro experimental, projetado em 1944 para uma velocidade máxima em grande altitude.

 

Blohm & Voss BV-141 Avião de reconhecimento tático desenvolvido pelos alemães na Segunda Guerra Mundial e notável por sua assimetria estrutural.

 

 

 

 

 

Fonte:

aeromagazine.uol.com.br

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

Um comentário em “Os aviões mais estranhos da história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: