Algumas coisas que possuem um propósito oculto e você talvez não saiba

A gente faz uso de tantas coisas no cotidiano que acabamos considerando que certos “detalhes” são meros… detalhes.  Mas, às vezes, eles tinham um propósito quando foram desenvolvidos.

Por exemplo, você já se perguntou o porquê de existir aquela espécie de “meio cinto” em casacos e jaquetas? Ou pra quê aqueles pompons que ficam no topo das toucas? Bem, eles não estão lá apenas por questões estéticas e, quando foram criados, esse design possuía um propósito importante.

Veja só que interessante:

 

O “meio cinto” nos casacos

Pixabay/Fuchsia

Hoje em dia, esse acessório é adicionado  principalmente por uma questão de estilo. No entanto, eles foram originalmente usados em jaquetas militares de grandes dimensões, que serviam como cobertores, para prender todo o equipamento extra de forma que os soldados pudessem andar sem tropeçar.

Escovas nas escadas rolantes 

Pixabay

Essas escovinhas são usadas por muitas pessoas para limpar sapatos, acredita? Na verdade, são um acessório de segurança, para impedir que pontas de roupas e cadarços fiquem presos, provocando acidentes.

Os pompons no alto das toucas 

randomlies

Esses pompons são muito fofos, hoje em dia, porém eles tinham um propósito especial quando foram criados: no passado, serviam para impedir que os marujos batessem a cabeça no teto das embarcações enquanto enfrentavam tempestades em alto-mar.

Margens em folhas de cadernos

Pixabay

Escrever fora da margem era motivo de altas broncas por parte de minha professora, mas foi para isso mesmo que elas foram criadas: as pessoas faziam anotações ali sobre o que esqueciam de escrever, fora que as margens também protegiam o que fora escrito contra as roídas dos ratos, que infestavam as antigas bibliotecas.

Rebites nas calças jeans 

Unsplash

Sempre achei que fossem apenas decorativos, mas esses rebites são essenciais para reforçar as dobras das calças, permitindo maior durabilidade à peça.

Bolsos minúsculos nas calças jeans

Ainda sobre os jeans: esses bolsos serviam antigamente para guardar aqueles antigos relógios de bolso, e com o passar do tempo são usados para guardar moedas, fósforos, bilhetes, etc…

O formato da barra de Toblerone

Isso pra mim foi novidade… Sempre achei que esse formato triangular tivesse a ver com os Alpes suíços, já que o chocolate é suíço… Na verdade, o design da barra de chocolate tem tudo a ver com uma função não estética – apesar de ficar muito bonito, as barras são triangulares para permitir que a pessoa destaque um pedaço usando apenas o polegar…

 Os furos nos cabos das panelas

Twitter/Acuity_Design

Essa eu já sabia, eh eh eh…  É claro que esses furos nos cabos servem para pendurar as panelas, porém também são úteis para apoiar os utensílios enquanto você cozinha!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:

misteriosdomundo.org

1 Comentário

  1. Boa, Julinho. E mais um monte de coisas. Tenho uma coleção dessas soluções. Mas nunca lembro de usar, hehehe…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.