Os Beatles não foram importantes apenas para a música, considerados até hoje o maior grupo de rock da história, mas tiveram significativa influência sobre outras práticas e costumes da humanidade, especialmente os jovens.
Eles estão ligados eternamente à história da televisão, pois foi com esse extraordinário grupo formado por John Lennon, Ringo Star, Paul McCartney e George Harrison, que foi realizada a primeira Transmissão Mundial de TV ao vivo, evento que ocorreu no dia 25 de junho de 1967, direto de Londres.
A história foi essa:
No verão de 1967, em 18 de maio, os Beatles assinaram um contrato para representar a BBC, e a Grã-Bretanha, no programa Our World, que foi o primeiro programa de televisão ao vivo via satélite para todo o mundo e que foi assistido por aproximadamente 400 milhões de pessoas nos cinco continentes. O conceito do programa seria unir o planeta e mostrar, em pequenos segmentos, um pouco de cada país. Para isso, vários artistas e personalidades foram convidados, como Pablo Picasso e Maria Callas. O segmento que fechava a transmissão foi justamente o dos Beatles.
John Lennon escreveu a canção All You Need is Love especialmente para a ocasião, pois a BBC disse que tinha de ser simples para que os telespectadores de todo o mundo pudessem entender, e tivesse uma mensagem positiva. Afinal, a Guerra do Vietnã estava em seu auge nesse momento.
A transmissão via satélite foi idealizada pelo produtor da BBC britânica, Aubrey Singer, que comandou a sala principal de controle da transmissão dos estúdios da emissora na capital da Inglaterra. Para a empreitada se concluir, além da existência de outras salas de controle ao redor do mundo, foi necessária a utilização de três satélites geoestacionários de longo alcance na órbita terrestre (Intelsat I, Intelsat II e ATS-1), cerca de 1,5 milhões de quilômetros de cabos e uma numerosa equipe de funcionários também espalhada pelo mundo (cerca de 10 mil pessoas teriam trabalhado na transmissão, entre técnicos, produtores e intérpretes, nas mais de duas dezenas de países para os quais o sinal do programa chegou ao vivo).
Não houve políticos ou chefes de estado autorizados a participar na transmissão.


Empresas nacionais de radiodifusão de 14 países forneceram material para o programa de 125 minutos, que foi exibido em preto-e-branco. As organizações envolvidas foram da Austrália , Áustria, Canadá, Dinamarca, França, Itália, Japão, México, Espanha, Suécia, Tunísia, Reino Unido, EUA e Alemanha Ocidental e o programa também foi mostrado – sem contribuir com seu próprio conteúdo – na Bélgica, Bulgária, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Noruega, Portugal e Suíça.


Abaixo, a gravação original, a partir de 3:01 e como foi transmitida, em preto e branco. A seguir, a mesma gravação, colorizada, e que veio na coleção Anthology.
Fonte:
meionorte.com
diariodosbeatles.blogspot.com
Deixe um comentário