Os vilões domésticos no consumo de energia

Você sabia que muitos  eletrônicos, mesmo desligados, podem gastar energia se estiverem conectados à tomada? Por isso, desconectar o aparelho da corrente elétrica ajuda a economizar dinheiro e proteger o meio ambiente.

Sabemos que o aquecimento global é um problema de grande escala e que deve ser combatido – e a produção de energia elétrica emite grandes quantidades de CO2 na atmosfera. Mesmo sabendo disso,  deixar o notebook, o carregador de celular e de videogames ligados o dia inteiro na tomada é bastante comum, e isso faz aumentar o consumo de energia, além de contribuir para as mudanças climáticas do planeta.

Quando não estiverem em uso, mantenha seus aparelhos desligados da tomada. O microondas e a televisão são exemplos de aparelhos que gastam uma quantidade notória de energia no fim do mês, por permanecerem conectados à tomada 24h por dia. Os aparelhos que você não utiliza, e que permanecem ligados, representam, em geral, 30% da sua conta de energia!

Veja abaixo alguns dos maiores vilões no consumo de energia em casa, e que, com alguns cuidados e consumo consciente, podemos amenizar seu impacto:

  • TV: um televisor com monitor de 20″, se ficar ligado por 90 horas/mês, gastará em média 8kWh de energia. O mesmo vale para o monitor do computador. Dá pra tirar da tomada quando estiverem fora de uso.

  • Lâmpada incandescente: 60 watts por hora de uso. Lâmpadas com a tecnologia em LED poupam bastante o impacto em seu orçamento no fim do mês. Procure substituir o que puder em sua iluminação por luzes de LED e evite deixar as luzes acesas quando não tiver ninguém no ambiente.
  • Lavadora de louças: com uso diário de 40 minutos, gasta em média 30kWh. Dá pra racionalizar seu uso.
  • Ferro elétrico: consome em média 15kWh se usado durante 15 horas por mês. A mesma coisa, deixe acumular mais roupa e use o ferro apenas uma vez por semana, ou de 15 em 15 dias, por exemplo.

  • Geladeira: se utilizada durante 300 horas mensais , o gasto será de 60kWh. Mas essa, não dá pra tirar da tomada, né?
  • Secador de cabelo: um uso de 15 horas por mês de um secador de 1000 W pode representar 15kWh de luz na sua conta. a
  • Secadora de roupa: se utilizada uma vez por dia, consome entre 120 a 150kWh por mês! Tente racionalizar seu uso, e tire-a da tomada quando não a usar.
  • Chuveiro: 1 hora por dia de banho quente equivale a 160kWh por mês. Esse vilão, se não tomar cuidado, vai fazer gastar muita água e luz. Banhos, no máximo, estourando, de 15 minutos e olhe lá!

 

Evite o desperdício.

Lembrar-se desses pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no seu orçamento e na saúde do planeta.

 

 

 

Fonte:

curapelanatureza.com.br

e-konomista.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s