O primeiro telefone sem fio da história

Meu amigo Benny de Lima, de Londres, enviou-me um artigo muito curioso escrito por  Matt Novak para o SMITHSONIAN.COM e que transcrevo aqui, resumidamente. (quem quiser ler na íntegra, em inglês, basta clicar aqui.)

1920-March-Sandusky-Register-Sandusky-OH-sm

Conheça a história do inventor da Filadélfia e entusiasta do rádio que previu o irritante hábito de falar ao telefone enquanto se está no carro.

O termo “telefone sem fio” no início de 1920 não significava, necessariamente, um dispositivo que pudesse transmitir e receber mensagens. Na verdade, a maioria dos aparelhos de rádio naquela época era simplesmente um transmissor ou um receptor. No entanto, alguns inventores estavam se divertindo com essa nova tecnologia e criando transceptores – dispositivos que poderiam transmitir e receber mensagens de rádio. Um artigo publicado num jornal de Ohio, em março de 1920, contava a história de um homem, na Filadélfia, chamado W.W. Macfarlane que estava experimentando seu próprio “telefone sem fio”. Sentado no banco de trás de seu carro enquanto o motorista dirigia, Macfarlane deixou de boca aberta um repórter de uma revista técnica enquanto conversava animadamente com a esposa, sentada em casa a 500 metros de onde estavam.

O repórter da revista perguntou ao inventor se aquele aparelho teria algum uso prático no futuro. A resposta trazia uma indagação: como aquele invento poderia ter influenciado no resultado da I Grande Guerra Mundial, que terminara apenas há dois anos?

“Imagine se isto estivesse pronto para nós na guerra. Todo um regimento equipado com os receptores de telefone, apenas com seus rifles como antenas, poderia avançar dois quilômetros e cada soldado estaria instantaneamente em contato com o comandante. Os mensageiros não seriam mais necessários. Não haveriam mais coisas como ‘um batalhão perdido'”…

1920-March-Sandusky-Register-Sandusky-OH-stovepipe-sm

Abaixo, uma foto que encontrei na revista Popular Science de julho de 1920, mostrando o inventor e seu telefone sem fio…

Carphone_0

Na verdade, o invento do sr. Macfarlane não pode ser considerado a rigor o primeiro “telefone sem fio” da história. Alexander Graham Bell já vinha fazendo seus experimentos desde 1880, o problema é que essa ideia fora abandonada porque ninguém conseguira pensar em uma utilidade prática para isso. Embora alguns ainda insistissem… O vídeo abaixo – de 1922 -, encontrado por acidente em 2010 nos arquivos da empresa britânica Pathé Films, mostra duas mulheres em Nova York carregando um dispositivo robusto e conectando-o a um hidrante.

Só mesmo na década de 1980 é que descobrimos como usar um telefone sem fio – e não apenas como um walkie-talkie…

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s