Atualidades, Curiosidades, Family, Sabedoria

“Senhores passageiros, durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deve ser mantido na posição vertical.”

Em cada pouso ou decolagem, o procedimento é o mesmo: primeiro, o comissário pede que todos os passageiros afivelem os cintos de segurança, fechem as mesas e retornem o encosto da poltrona para a posição vertical. Depois, passam pelos corredores, checando se todos seguiram as regras (e não adianta fingir que está dormindo, eles vão acordar você!)

Mas qual é o motivo? O procedimento faz parte das normas de segurança internacionais  e, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a poltrona deve se manter na posição vertical para possibilitar uma saída rápida dos passageiros em caso de emergência.

Imagine um passageiro sentado na janela.

De repente, surge um problema no avião e ele precisa deixar seu lugar rapidamente, mas encontra o banco da frente ainda reclinado. Diante da situação, certamente o passageiro terá mais dificuldade de deixar o seu lugar. E em caso de acidentes, um segundo que seja perdido pode ser fatal.

Proteção da coluna

Para a TAM, além de facilitar a saída do avião para os passageiros, o encosto da poltrona na posição vertical é indicado para que o peso do passageiro esteja concentrado na coluna de fixação dos assentos e no assoalho da cabine, o que pode protegê-lo em caso de uma desaceleração brusca. Com isso, o risco de uma lesão na coluna do passageiro diminui na hipótese de um impacto, segundo a empresa aérea.

O procedimento padrão de pouso nos países do hemisfério norte, de acordo com informações de alguns pilotos, é de “jogar” o avião contra a pista. Isso porque são países onde neva ou se formam lâminas de gelo durante os invernos mais rigorosos, e “jogar” o avião contra a pista ajuda a forçar a aderência. O pouso suave é uma característica de países de clima ameno, como o Brasil. Se você estiver sentado na vertical e o avião bater com força contra a pista, a sua coluna sofrerá menos do que se a poltrona estiver inclinada.

E por que fechar a mesinha?

O motivo é o mesmo: segurança e permitir que os passageiros saiam do avião rapidamente. No caso de um impacto na pista, por exemplo, o corpo é projetado para frente, podendo causar ferimentos caso se choque com a mesa.

Além disso, a mesa aberta é um obstáculo que pode atrapalhar os passageiros no momento de deixar o avião com rapidez.

 

 

 

 

Fontes:

Anac,

Boeing 

TAM

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s