Coisas que os smartphones estão matando

smartphone

Os smartphones realmente são uma mão na roda. Esses danados desses aparelhos têm praticamente todas as funções que as pessoas precisam – ou acham que precisam – embutidas neles.

E se tornaram tão presentes no cotidiano que, segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey feita pela empresa de auditoria Deloitte em 2015, nem dá tempo de se levantar da cama:  57% dos brasileiros dizem acessar o smartphone menos de cinco minutos depois de acordar.

Outros dados dessa pesquisa mostram que as atividades principais dos usuários são verificar e-mails, comunicar-se por mensagens instantâneas como WhatsApp e SMS, checar as redes sociais, ler notícias, assistir vídeos, buscar informações e serviços de VOIP, tecnologia que permite fazer ligações pela internet.

Isso significa que o smartphone vem empurrando outros aparelhos e serviços para o lado. A lista a seguir mostra algumas das coisas que estão se tornando obsoletas por causa deles.

(Uma delas é a interação entre as pessoas, as conversas olho no olho, mas essa é uma discussão que deixarei para outra vez…)

Walkie Talkie

Lembra dos rádios Walkie Talkie? O contato por rádio fazia com que a comunicação não fosse cobrada a cada ligação. A mesma estratégia foi aplicada em aplicativos de smartphone, usando o VOIP.

MP3 Player

A Apple revolucionou o mercado da música com seu iPod. Nos últimos anos, no entanto, as vendas do iPod estão caindo tanto que muito se fala sobre a Apple descontinuar o iPod clássico. Outros modelos de tocadores de MP3 praticamente desapareceram do mercado. Os smartphones não somente carregam músicas dentro de si, como também podem ter aplicativos como Rdio e o Spotify, que tocam a música sem que seja preciso armazená-las dentro do aparelho.

E o orelhão, então? Você precisa fazer uma ligação urgente. É preciso ter fichas ou cartão e ainda encontrar um orelhão. Não se um smartphone estiver no bolso…

Telefone fixo

O uso de telefone fixo está diminuindo mundialmente. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do IPEA, 45,6% dos domicílios não utilizam telefone fixo. No Estado de Nova York, nos Estados Unidos, o número de assinantes de telefones fixos caiu 55% desde 2000.

Guia de ruas

Hoje, qualquer aplicativo de smartphone pode substituí-los. O Google Maps é capaz de encontrar ruas em qualquer cidade do mundo. Ele ainda pode ser usado para mostrar o caminho de um ponto ao outro analisando o trânsito em tempo real.

Gravador de voz

Quem é jornalista, ou quem já teve que fazer trabalhos para a faculdade, sabe que na hora de fazer uma entrevista era preciso levar o gravador de voz. Os primeiros eram um trambolho, os mais modernos eram pequenos e elegantes como esse da foto. Agora, o smartphone faz isso sem problemas…

Rádio relógio

Sim, o rádio relógio também está sendo aposentado pelos smartphones. Além de ter a hora na tela principal, é possível programar alarmes (diversos deles). Dias da semana, soneca, repetições, tudo pode ser escolhido. Sem contar que dá para escolher a sua música preferida e evitar acordar de mau humor por causa de alguma canção ruim.

Calculadora

Qualquer smartphone hoje vem com uma calculadora integrada. Elas são extremamente úteis para momentos como a fila do banco ou a divisão da conta de um restaurante. Alguns aplicativos trazem inclusive funções avançadas de cálculos disponíveis apenas em calculadoras científicas.

Taxi

Ponto de táxi

Antes, para se conseguir um táxi, era preciso saber onde ficava o ponto mais próximo. Aplicativos estão mudando a forma como se pega um táxi. Para o consumidor, o ponto faz menos sentido ainda: com um app a espera é menor e a comodidade maior.

Agências bancárias

Hoje, somos muito menos dependentes das agências bancárias do que antes. Não é preciso entrar em bancos para tarefas simples como consultar o extrato ou fazer transferências.  Em três anos, por exemplo, o número de clientes usando o aplicativo do banco Itaú cresceu 750%.

Guias de viagem em papel

Os serviços online disponibilizam mais informações do que se podia imaginar. Alguns, como TripAdvisor, têm aplicativos especiais. Estando na cidade, é possível acessar informações sobre locais dos quais se esteja perto e ver qual a cotação que outros viajantes deram para restaurantes e hotéis.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s