Vou confessar uma coisa: sempre achei que toalha de banho não precisasse lavar, pois só as usamos depois do banho, quando estamos limpinhos…
(hua, hua, hua! Brincadeirinha)
Falando sério, essa dúvida sempre me ocorreu: quantas vezes a gente pode usar a mesma toalha de banho antes de lavá-la? Afinal, a gente costuma estender a toalha úmida para secar – e, como o ambiente é úmido, torna-se o lugar ideal para o crescimento de fungos e bactérias.
No caso das pessoas saudáveis, essas bactérias não são um problema. Se tudo vem do nosso próprio corpo, já estamos acostumados com esses micro-organismos. Mas existem alguns cuidados básicos: se o ambiente está quente e úmido, precisa lavar mais rápido do que num ambiente frio e seco, vai do bom senso de cada um.
Colocar a toalha em local arejado e mantê-la seca evita a proliferação de bactérias e fungos.
No caso de adultos, a recomendação geral é lavar a toalha uma vez por semana. No caso de crianças pequenas, de até 3 anos, elas são mais sensíveis e estão adaptando seu corpo aos micro-organismos – então, além de manter uma toalha só para ela, o ideal é lavá-la a cada três dias.
Pessoas imunodeprimidas ou doentes
Se alguém está doente, a situação muda de figura. Pessoas que estejam com doenças transmitidas por fezes e urina, como salmonella, shiguella e até hepatite A, precisam lavar suas toalhas a cada uso, como é feito nos hospitais.
No caso de machucados na pele, recomenda-se que se tenha uma toalha para enxugar apenas o machucado e não levar a infecção para outros lados do corpo, principalmente para as mucosas dos órgãos genitais, que são mais sensíveis do que a pele.
Como lavar
O sabão e o sol são as opções mais práticas para limpar a toalha. Passar a toalha a ferro também ajuda a acabar com fungos e bactérias, que morrem a 60°C.
Fontes:
Uol Saúde
Mundo a Minuto
Deixe um comentário