Há poucos dias celebramos o Dia do Rock, e tenho assistido contente ao nascimento de uma nova geração de músicos e que têm escolhido o rock’n’roll e seu “pai”, o blues, para se expressar. Claro que eles não chegaram a esse estágio que demonstram em seus vídeos de uma hora para outra. Aí tem horas e horas de estudo e dedicação, mesmo sendo prodígios (pelo menos acho que a menina e o garotinho de dez ou onze anos, mais abaixo, são prodígios…).
Avalie por você mesmo esses exemplos que encontrei numa rápida busca pela internet:
Esta garota, Tina, francesinha de 15 anos, é estudante de música, da história da música, de regência e composição num conservatório, e mostra no vídeo abaixo uma arranjo dela para um concerto de Vivaldi:
Mas, não para por aí. Ela faz uma cover de um dos solos de guitarra mais explosivos da história, “Eruption”, de Eddie Van Halen. Veja o original:
E agora, a versão de Tina:
Bem, existe mais gente talentosa por aí… Encontrei o Justin Weed, de 14 anos, que vive no Texas e que toca um blues como gente grande:
E o Brandon Niederauer ( o prodígio que mencionei acima), outro garoto blueseiro, de apenas 11 anos e que já faz shows com músicos adultos – e também com sua banda de moleques – em sua terra natal, Nova York, e também em New Orleans:
Depois, temos o Raffi Arto, garoto armênio de 14 anos que vive na França e que é chegado num boogie-woogie e no rock anos 1950, estilo Jerry Lee Lewis:
Falando em meninos, temos o brasileiro Luis Kalil, de 14 anos também, numa versão matadora do Hino Nacional brasileiro.
E existe uma “Escola do Rock” em San Francisco, Califórnia!
Ok, tudo bem, não é só rock que eles ensinam… Vou explicar: existe uma ONG chamada “Little Kids Rock”, que foi fundada em 2002 em San Francisco, Estados Unidos, por um professor americano desapontado com a falta de aulas de música nas escolas públicas do país. Então, o objetivo das aulas gratuitas que sua organização oferece – hoje presente em 1700 escolas espalhadas por 25 cidades do país – é transformar a vida das crianças ao revitalizar as aulas de música. Hoje, ele e seus professores ensinam música, além de outras disciplinas, para mais de 300.000 jovens e crianças!
Esses alunos são das classes menos favorecidas e eles ganham, além dessas aulas gratuitas, os instrumentos com os quais estudam. O Conselho de Administração da ONG tem como membros honorários gente do peso de Bonnie Raitt, Paul Simon, B.B. King, Slash (ex-Guns and Roses), Ziggy Marley, Gene Simmons do Kiss, Billy Joel e outros astros.
Muito legal! Abaixo, um vídeo de uma das classes mostrando o que aprenderam:
É isso aí. Quero ver onde essa molecada ainda vai chegar.
Long live rock n’ roll!
Deixe um comentário