De onde vêm os sons dos dinossauros de Jurassic Park?

jurassic-world-official-trailer-600x315-c

Li uma matéria muito interessante noutro dia, e que tratava justamente de uma pergunta que eu fiz, e certamente milhares de outras pessoas também fizeram, quando assisti Jurassic Park: como eles sabiam qual era o som que os dinossauros faziam?

O engenheiro de som Gary Rydstrom não sabia, claro, mas revelou numa entrevista ao site Vulture de onde vieram aqueles sons surpreendentes. Por exemplo, o do Tiranossauro Rex. O monstrão teve seus rugidos tirados do cachorrinho de Rydstrom. “A forma como eles animaram o T.Rex era parecida com um cachorro”, disse o designer, que afirmou que desacelerou as gravações para obter o resultado final. “Uma das coisas divertidas de meu trabalho é pegar um som e desacelerá-lo: ele se torna muito maior”.

Outro som tenebroso era o dos Velociraptor, mas sua origem é bizarra: ““É um pouco vergonhoso, mas quando os raptors se comunicam, são tartarugas fazendo sexo”, afirmou Rydstrom, que gravou a cena íntima no Marine World. “As pessoas lá perguntaram ‘você gostaria de gravar essas duas tartarugas que estão copulando?’ Parecia uma piada, porque tartarugas podem copular por um longo período.” Os sons de cavalos e gansos também foram usados nesse dinossauro.

Já o som do Dilofossauro foi uma mistura ainda mais estranha: “O cisne emite um assobio bonito, então a versão fofa do Dilofossauro era como um cisne”, disse. Mas ele também usou os ruídos de uma cascavel. “Sempre que dou aulas sobre o que eu faço, digo que uma das coisas mais importantes é que quando for gravar animais perigosos como leões, crocodilos e cascavéis, você precisa de um assistente”, brincou. “Em Jurassic Park eu tinha um assistente, Chris Boys, que continua vivo, e se eu precisava de uma cascavel eu pedia ‘Chris, você pode por favor gravar a cascavel?’ E eu ficava com a parte do cachorrinho de estimação!”

A série dos jurássicos continuou com Jurassic World.

Jurassic World  é situado na Ilha Nublar e se passa 22 anos depois dos eventos do primeiro filme; agora é um parque temático real de dinossauros, como inicialmente previsto por John Hammond – o milionário que concebeu o parque. Jurassic World recebe 10 milhões de visitantes por ano e é completamente seguro – até que algo errado acontece. Os Velociraptores e o Tiranossauro Rex, que antes eram os grande vilões, foram usados para ajudar a combater uma nova ameaça, uma nova espécie de dinossauro muito mais inteligente do que se pensava inicialmente, e a principal causa de estragos no parque.

A série continua com Jurassic World – O Reino Ameaçado, e agora é preciso resgatar os bichos que estão à solta…

Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: