Todo suor tem cheiro? Transpirar emagrece?

Cecê, fedor, inhaca, catinga…

Antes de responder às perguntas do título do post, um pouco de “cultura”. Em inglês, “c.c.” (cheiro de corpo) é chamado de “b.o” (body odor). Você sabia que foi o sabonete Lifebuoy que criou o termo “c.c.” no Brasil?

Nas propagandas nos Estados Unidos, eles já usavam a gíria “b.o.”, e quando essas antigas propagandas foram veiculadas no Brasil, na década de 1940, usaram a abreviatura adaptada ao português, e que hoje se escreve “cecê”, como adotado pelo dicionário Aurélio.

Mas vamos às questões sobre os mitos e as verdades sobre a transpiração.

Todo suor tem cheiro. MITO: Suor não possui odor. O mau cheiro, chamado de bromidrose e conhecido popularmente como “cecê”, ou “chulé”, quando afeta os pés, é causado pela presença de bactérias e restos celulares. O tratamento dos odores é feito através de uma higiene cuidadosa nas regiões de maior sudorese. Em alguns casos, o dermatologista pode indicar medicamentos para eliminar fungos e bactérias.

Só suamos quando faz calor. MITO: A função do suor é controlar a temperatura do corpo e isso acontece em todas as estações do ano. No inverno, é comum transpirar mais nas axilas por conta da quantidade de roupas utilizadas para proteger do frio.

Suar demais pode ser sinal de doença. VERDADE: Transpirar muito pode ser um sinal de hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva nas axilas, mãos, pés e virilha, tratada com aplicações de toxina botulínica. A grande quantidade de transpiração também pode indicar a presença de doenças como diabetes, infecções ou febres ocultas.

Suor ajuda a emagrecer. MITO: A transpiração elimina apenas água e sais minerais que são repostos no momento em que o corpo é reidratado.

Suor é o mesmo em todas as partes do corpo. VERDADE: O suor é composto de água e sais minerais, o que difere são as glândulas pelas quais ele é eliminado do corpo. As écrinas eliminam água, sódio e potássio através de poros na pele. As apócrinas, localizadas em regiões como axilas, genitália, pés e couro cabeludo, eliminam o suor através de folículos capilares, e não de poros.

Desodorante antitranspirante faz mal à saúde. MITO: Segundo os dermatologistas, os antitranspirantes não causam o entupimento dos poros. A recomendação é procurar um médico antes de escolher o produto para evitar alergias ou hipersensibilidade.

Suor faz mal à pele. MITO: O suor é composto por água e sais minerais e funciona como mecanismo de regulação da temperatura do corpo. O que pode acontecer é a formação de brotoejas, mais comuns em crianças, quando os dutos de excreção do suor são obstruídos. Isso ocorre quando o suor fica acumulado na pele. Por isso, a higiene é importante. Sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s