O mundo perdido existe!

É uma caverna tão grande que os exploradores descobriram uma floresta lá dentro! Fica no Vietnã, e foi batizada como Son Doong. Tem 200 metros de largura, 150 metros de altura e uns 9 quilômetros de profundidade. Cabe uma cidade inteira!

Além da floresta, existem também cachoeiras e lagos, e parece fazer parte de um sistema de cavernas ainda maior. Há lugares tão fechados que os exploradores não conseguem enxergar o teto, e não apenas por causa da altura, mas porque há nuvens presas lá em cima!

A visão desde uma pequena janela na parede do vasto sistema de cavernas , onde se formam nuvens no interior dos espaços enormes.

An intrepid cave explorer ascends a rope hanging from the Niubizi Tian Keng. This photograph is one of the first-ever images taken of one of a cave so large it has its own weather system

Um explorador de cavernas sobe uma corda pendurada. Esta fotografia é uma das primeiras imagens tiradas de uma de uma caverna tão grande que tem seu próprio ecossistema.

As estalagmites – formações que crescem a partir do chão em direção ao teto, formadas pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto – têm a altura de um prédio de 10 andares. Os rios são largos e profundos, e o sistema de cavernas é tão grande que os exploradores ficaram trabalhando lá dentro por um mês e nem sequer viram um quinto do que se pode explorar.

Abaixo, um vídeo que procura dar uma ideia da magnitude desse mundo perdido e, depois, mais algumas fotos tiradas pelos exploradores.

Fonte:

Daily Mail

Anúncios

6 pensamentos sobre “O mundo perdido existe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s