A construção de uma lenda

Nacionalidade:———————————- Britânica

Armador:—————————————– White Star Line

Início construção:—————————— 31 de março de 1909

Viagem inaugural:—————————— 10 de abril de 1912

A companhia de navegação White Star foi fundada em 1850, com a sua frota composta por navios que transportavam o ouro das minas australianas. Em 1902, a Companhia International Mercantile Marine, com financiamento norte-americano, de J. Pierpont Morgan, compra a White Star por cerca de US $ 25 milhões em ouro. Os navios, porém, continuam carregando a bandeira e a tripulação inglesa.

Em 1904, Bruce J. lsmay, de 41 anos, assumiu a presidência e a gestão administrativa da empresa, com o pleno apoio de Morgan. Em 1907, Bruce lsmay propõe a construção de 2 grandes navios (posteriormente acrescentando um 3º) para concorrer com o luxo, o tamanho e a velocidade dos navios das empresas rivais, especialmente a Cunard, que nesse ano tinha lançado os transatlânticos Lusitânia e Mauritânia, ambos com 30.396 toneladas, 232 metros, e velocidade de 26.4 nós.

O plano foi aprovado em Belfast em 29 de julho de 1908 por Bruce Ismay e os diretores da White Star. O projeto apresenta a mais moderna arquitetura naval, incluindo a divisão do casco em uma série de compartimentos tanques, atuantes na estabilidade e equilíbrio do navio. Ele comporta um enorme espaço para a ocupação das caldeiras e motores, e contém uma 4ª chaminé, falsa, que não está relacionada com as caldeiras, a sua função era apenas a de aumentar o prestígio e a estética do barco.

Bruce Ismay

Em 31 de julho de 1908 foi assinado o contrato para a construção dos navios Olympic, Titanic e um 3º navio, o Britannic, nos estaleiros navais de Belfast.

O Titanic terá 267 metros de comprimento, 28 de largura e 30 metros de altura do nível da água. O custo total de cada navio será 1.500.000 libras, ou seja, cerca de 7.500.000 dólares. Este número é impressionante para a época, considerando-se que um operador do estaleiro ganhava 2 libras por semana, ou 96 libras por ano. Edward J. Smith, capitão do Titanic, tinha o maior salário, £ 1000 por ano. As decisões finais sobre a concepção, os equipamentos e o mobiliário, dependiam de J. Bruce Ismay.

Para a construção do Olympic e do Titanic, foi construída uma enorme ponte de aço equipada com um guindaste e quatro elevadores elétricos. Toda a estrutura, pesando 6.000 toneladas e com 65 metros de altura, foi entregue em 1908.

File:RMS Titanic ready for launch, 1911.jpg

 Na época, o estaleiro tinha 15.000 funcionários, dos quais mais de 3.000 trabalharam na construção do Titanic.  A âncora sendo levada ao estaleiro…

Planta dos pisos do Titanic.

Em 31 de maio de 1911 o casco do Titanic é colocado no mar, onde será terminada a construção. O fato foi acompanhado por mais de 100.000 pessoas. É o maior objeto em movimento construído pelo homem. Para proteger a estrutura onde o casco está apoiado, da enorme pressão de 150 kg por cm2, foram utilizadas 22 mil toneladas de sebo, sabão e óleo para a descida até a água.

Comparação de tamanhos entre o Titanic, uma pessoa e outros veículos

Convite para o lançamento do casco do Titanic ao mar .


Houve uma comoção geral no estaleiro, quando o Titanic passou a flutuar em seu ambiente natural. Mesmo sem os motores, as caldeiras, as máquinas e acessórios, o Titanic reinou sobre as águas. Após uma hora ele foi rebocado para a doca onde seriam terminadas as instalações, evitando assim o transporte das peças e dos equipamentos restantes.

Na sua época, o Titanic superou as expectativas, pois seus principais interesses eram o luxo e a opulência. Ele ofereceu uma piscina a bordo, um ginásio, banho turco, bibliotecas, tanto em relação à primeira e a segunda classe, quadras de squash e um tribunal. As salas da primeira classe eram enfeitadas com detalhes em madeira, móveis e outras decorações caras. Além disso, o Café Parisiense oferecia cozinha de primeira classe para os passageiros, com uma varanda.

A academia de ginástica.

A escadaria que dava acesso à primeira classe.

O navio incorporou recursos avançados tecnologicamente, para sua época. Tinha um extenso subsistema elétrico alimentado com geradores de vapor para iluminação total do navio. Ele também ostentou dois telégrafos Marconi sem fio, incluindo um rádio de 1500 watts de potência tripulado por operadores de rádio que trabalharam em turnos, permitindo o contato e a transmissão de mensagens de muitos passageiros.

Titanic deixando o porto de Southampton, Inglaterra, com destino à cidade de Nova Iorque, de acordo com o curso abaixo.

O navio começou a sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, na quarta-feira, 10 de Abril de 1912, com o Capitão Edward J. Smith no comando. Assim que o Titanic deixou seu cais, ele provocou a aproximação do SS New York, que estava ancorado nas proximidades, rompendo suas amarras e quase se chocando com o navio, mas foi a tempo de os rebocadores retirarem o Titanic do canal. O acidente atrasou a partida em uma hora. Depois de atravessar o Canal da Mancha, o Titanic parou em Cherbourg, França, para pegar mais passageiros e parou novamente no dia seguinte em Queenstown (hoje conhecida como Cobh), na Irlanda, antes de prosseguir para Nova Iorque com 2.240 pessoas a bordo.

Ao anoitecer de 14 de Abril, o Comandante Smith, depois de receber um aviso de presença de icebergs na zona, manda reforçar a vigia no mastro de proa e fornecer binóculos. A noite estava fria e calma, sem ondulação nem vento. Somente a luz das estrelas e do Titanic iluminavam a escuridão. Às 22h30, a temperatura da água do mar era gelada, cerca de 0,5ºC abaixo de zero, o suficiente para matar por hipotermia uma pessoa em apenas vinte minutos.

       

O restante da história, todos nós conhecemos…

Anúncios

5 pensamentos sobre “A construção de uma lenda

  1. Atragedia do Titanic so foi desbancada pelo ataque às torres gemeas.Pessoas inocentes perderam suas vidas em ambas as tragedias por causa da ganancia e ignorancia do Homem.

    Curtir

  2. Muito bom o texto. De onde você tirou as imagens, gostaria muito de acrescentar algumas dessas imagens e um trabalho de formatura (preciso da bibliografia original)

    Curtir

  3. Pingback: O TRECO CERTO 2011 in blogging « O TRECO CERTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s