Os sonhos: você sabia que todo mundo sonha?

Sim, todo mundo sonha, homens, mulheres, até os bebês sonham. Inclusive aqueles que alegam nunca sonhar – exceto em casos de extrema desordem psicológica. Os pesquisadores descobriram até que as pessoas normalmente têm vários sonhos durante a noite, que podem durar entre 5 e 20 minutos. Isso significa que uma pessoa passa uma média de 6 anos sonhando durante toda a vida!

Outros fatos interessantes sobre os sonhos:

A gente esquece 95% dos sonhos assim que acordamos! De acordo com uma teoria dos pesquisadores, as mudanças no cérebro que ocorrem durante o sono não suportam o processamento de informações e a capacidade de armazenamento necessária para a formação da memória. Por isso, esquecemos de nossos sonhos. Ao escanear pessoas dormindo, os estudiosos perceberam que o lobo frontal, a área do cérebro que é chave na formação da memória, fica inativa durante o período de sono mais profundo, que é o estágio durante o qual os sonhos acontecem.

Nem todos os sonhos são coloridos! A gente pode sonhar em preto e branco, embora 80% dos sonhos sejam em cores. E as cores em tons pasteis, bem suaves, são as predominantes.

Durante mais de 40 anos, o pesquisador Calvin S. Hall reuniu mais de 50.000 relatos de sonhos de estudantes universitários. Esses relatos davam conta de que muitas emoções são vividas durante nossos sonhos, como alegria, felicidade ou medo. O interessante é que a mais comum das emoções é a ansiedade, e as emoções negativas são geralmente muito mais comuns nos sonhos do que as positivas.

Nossa mente não inventa rostos. A gente vê rostos de pessoas que vimos ao longo da vida, mesmo que não lembremos delas. Por isso, nosso cérebro tem uma infinidade de rostos para utilizar durante os sonhos!

Outro ponto interessante é que sonhar pode ajudar a resolver problemas. Pelo menos foi isso que apontou um estudo recente. De acordo o estudo, é o aspecto visual, e muitas vezes ilógico, dos sonhos, que os tornam adequados para o tipo de pensamento que é necessário para resolver certos problemas. “Seja qual for o estado em que estamos de sono, nós ainda estamos trabalhando nos mesmos problemas”, afirmou um pesquisador, acrescentando que os nossos sonhos podem ter sido aperfeiçoados pelo tempo para várias tarefas, inclusive para ajudar a “reiniciar” o cérebro e resolver problemas.

Finalmente, os sonhos são simbólicos. Mesmo que sonhemos sobre um assunto em particular, nem sempre o significado disso é explícito. Será que quem sonha em ganhar na loteria ou em sofrer um acidente, deve se preparar para que essas coisas realmente aconteçam? Difícil, embora muita gente acredite em sonhos premonitórios. Mas, até hoje, não há evidências científicas que corroborem essa hipótese. O que há, sim, são formas de interpretar os sonhos.

 

 

 

Fontes:
psychology.about.com
noticias.r7.com
vocesabia.net

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os sonhos: você sabia que todo mundo sonha?

    • Acho que sim, agora, mais do que antes, me parece o momento mais oportuno, quando as pessoas estão sem norte e buscam uma orientação.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s