As 5 melhores polícias do mundo

A Interpol foi notícia no Brasil há poucos meses porque está procurando 178 cidadãos brasileiros acusados de diversos crimes, como lavagem de dinheiro, sequestro, tráfico de drogas e outros.

  • A Interpol é considerada pelos especialistas uma das 5 melhores polícias do mundo.

cq5dam.web.1280.1280

Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida pela sua sigla Interpol (International Criminal Police Organization), é a maior organização policial do mundo, com a participação de 188 países membros. Na verdade, é uma organização que ajuda na cooperação das operações policiais dos países membros e foi criada na Áustria em 1923, pelo chefe de polícia de Viena. Quando o país foi anexado pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, a Interpol foi comandada por oficiais da SS até o final da guerra. Hoje, sua sede é em Lyon, na França, e a Interpol não se envolve em crimes ocorridos em países que não sejam membros e nem em crimes políticos, religiosos ou raciais. Sua maior ênfase atualmente está no combate ao tráfico de drogas e contrabando.

  • Entre as 5 melhores está também a Polícia Montada do Canadá.

Os Mounties, como também são conhecidos, é a única corporação policial no mundo que mantém o policiamento federal, estadual e municipal numa só organização. Criada em 1920, ela ajuda também as polícias provinciais, como em Quebec e Ontario, e suas atribuições são o combate ao crime de fraudes, falsificações, tráfico de drogas, homicídios, policiamento de fronteiras, crime organizado, terrorismo e segurança interna, patrulhando também os portos e aeroportos.  Fornece também proteção ao Primeiro Ministro, ao Governador Geral e suas famílias e residências. Cuidam também da proteção ambiental e dos parques nacionais. O salário inicial de um polícia montada equivale hoje a R$ 6.500,00…

  • A Scotland Yard é a mais antiga força policial avaliada entre as 5 melhores do mundo.
 Criada em 1829, a Scotland Yard deve seu nome, ou melhor dizendo, sua alcunha (já que o nome oficial é Polícia Metropolitana de Londres, ou simplesmente Metro) à sua primeira localização, a Great Scotland Yard, uma rua situada em Whitehall. Talvez seja a polícia mais conhecida do mundo, por conta de ter aparecido em inúmeros filmes e livros, como as histórias de Sherlock Holmes. Dos mais de 32.000 policiais de Londres e da Grande Londres, apenas 3.000 portam armas. O princípio institucional que justifica o desarmamento da polícia britânica é o que situa a atuação policial como eminentemente mediadora, e não como mera força de repressão do Estado. E 82% dos policiais consultados preferem não portar armas, no máximo o taser (arma que dá choque elétrico).
  • Outra organização policial muito bem avaliada é a LAPD (Departamento de Polícia de Los Angeles).
 Grande parte das polícias do mundo vão treinar com os oficiais da LAPD, especialmente com a SWAT.  A cidade de Los Angeles, com 4 milhões de habitantes, conta com um contingente de mais de 10.000 policiais e mais de 3.000 voluntários. Los Angeles era famosa pela violência durante a conquista do Oeste e, em 1883, a população organizou uma força policial para ajudar os poucos policiais já existentes, os Rangers. Anos depois, os Rangers foram substituídos por uma força de voluntários e o primeiro corpo efetivo pago pelo município foi criado em 1869: 6 homens chefiados por um delegado (marshall).  Somente em 1933 a polícia foi organizada nos moldes em que atua até hoje, com os blues (os policiais de uniforme azul) e os detetives.
  • A quinta força policial considerada entre as melhores do mundo é a Polícia de Vitória, na Austrália.
 Criada em 1853, conta hoje com 14.000 integrantes, para uma população de 5 milhões de habitantes. Além de policiamento preventivo, uniformizado, eles atuam também na investigação criminal, nos moldes da LAPD. Suas unidades são um esquadrão de homicídios, outro anti-drogas, um departamento contra o crime organizado, de pessoas desaparecidas, contra roubos de veículos, uma divisão contra crimes sexuais, outra de proteção à criança e adolescência e um CSI da vida, com peritos criminais. Além disso, há os esquadrões de patrulhamento aéreo, de explosivos, patrulha rodoviária, uma unidade de cavalaria, outra de busca e salvamento, SWAT e polícia marítima.
O armamento padrão utilizado por todas as unidades é a pistola semi-automática .40 Smith & Wesson.
10211110

NOTA

A pistola .40 foi criada nos anos 70 a pedido do FBI. Isso aconteceu depois de uma perseguição em que dois agentes foram mortos por fugitivos. Como um dos criminosos levou 12 tiros antes de parar de atirar, a polícia percebeu que precisava de uma arma com maior poder de parada – e desenvolveu a .40. O governo de São Paulo informou, em 2011, que trocaria todos os velhos “trezoitão” usados pela PM por semi-automáticas .40 fabricadas no Brasil pela Taurus. 

 

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

8 comentários em “As 5 melhores polícias do mundo

  1. Treinados para matar ou com licença para matar. Muitos trabalham e ralam para deter a violência prendendo sem dar um tiro e a merda da justiça brasileira vai e põe na rua poucas horas depois.
    Resultado disso?
    A polícia passa a ser bandida, se converte ao crime charqueando traficantes com o chamado “arrego” e as pessoas de bem com as ameaças ou plantando situações.
    Aprendi a não gostar de ninguém que usa armas, nem policia, nem bandido.
    Sou a favor da vida, sou a favor da orientação apos a prisão e não da humilhação e do roubo aos parentes dos detentos.
    Enfim enquanto essa regra não mudar, vamos ainda ver muito sangue derramado, seja com .40, AK47, e sabe se lá quantas outas não existam.
    Tudo se tornou uma industria do crime, da propina e quem não entra no esquema torna-se notícia na primeira esquina. 😦

    Curtir

    1. Que bosta , a PF não consegue nem ao menos prender esses lixos corruptos do brasil !!

      a PIOR Policia do Mundo é a do Brasil!

      Curtir

  2. Os policiais do rj são os mais corajosos do mundo. Pra ganhar uma merda de salário e subir morro e encarar bandido com fuzil são uns heróis.

    Curtir

    1. Tem toda razão. Eles são os heróis, e não jogadores de futebol, chamados sempre de “heróis” pelos narradores e comentaristas.

      Curtir

  3. Queria saber quais são os dados objetivos e científicos para se fazer uma avaliação dessas. Cada polícia com suas circunstâncias!( Estrutura, ingerência política, criminalidade etc). Impossível aferir isso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: