A Interpol foi notícia no Brasil há poucos meses porque está procurando 178 cidadãos brasileiros acusados de diversos crimes, como lavagem de dinheiro, sequestro, tráfico de drogas e outros.
- A Interpol é considerada pelos especialistas uma das 5 melhores polícias do mundo.
A Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida pela sua sigla Interpol (International Criminal Police Organization), é a maior organização policial do mundo, com a participação de 188 países membros. Na verdade, é uma organização que ajuda na cooperação das operações policiais dos países membros e foi criada na Áustria em 1923, pelo chefe de polícia de Viena. Quando o país foi anexado pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, a Interpol foi comandada por oficiais da SS até o final da guerra. Hoje, sua sede é em Lyon, na França, e a Interpol não se envolve em crimes ocorridos em países que não sejam membros e nem em crimes políticos, religiosos ou raciais. Sua maior ênfase atualmente está no combate ao tráfico de drogas e contrabando.
- Entre as 5 melhores está também a Polícia Montada do Canadá.
Os Mounties, como também são conhecidos, é a única corporação policial no mundo que mantém o policiamento federal, estadual e municipal numa só organização. Criada em 1920, ela ajuda também as polícias provinciais, como em Quebec e Ontario, e suas atribuições são o combate ao crime de fraudes, falsificações, tráfico de drogas, homicídios, policiamento de fronteiras, crime organizado, terrorismo e segurança interna, patrulhando também os portos e aeroportos. Fornece também proteção ao Primeiro Ministro, ao Governador Geral e suas famílias e residências. Cuidam também da proteção ambiental e dos parques nacionais. O salário inicial de um polícia montada equivale hoje a R$ 6.500,00…
- A Scotland Yard é a mais antiga força policial avaliada entre as 5 melhores do mundo.
- Outra organização policial muito bem avaliada é a LAPD (Departamento de Polícia de Los Angeles).

- A quinta força policial considerada entre as melhores do mundo é a Polícia de Vitória, na Austrália.

NOTA
A pistola .40 foi criada nos anos 70 a pedido do FBI. Isso aconteceu depois de uma perseguição em que dois agentes foram mortos por fugitivos. Como um dos criminosos levou 12 tiros antes de parar de atirar, a polícia percebeu que precisava de uma arma com maior poder de parada – e desenvolveu a .40. O governo de São Paulo informou, em 2011, que trocaria todos os velhos “trezoitão” usados pela PM por semi-automáticas .40 fabricadas no Brasil pela Taurus.
Deixe um comentário