Sempre tive curiosidade de saber a origem dos nomes das marcas e modelos dos carros. Alguns são óbvios (Brasília, Ford e Ferrari são um bom exemplo dessa obviedade), outros me despertavam dúvida.
Por exemplo, não sabia que Pontiac deriva de uma cidade americana cujo nome era de um chefe índio. Ou que Chevrolet era o sobrenome de um piloto de corridas francês, Louis Chevrolet.
A Pajero, da Mitsubishi, é um nome com vários significados nos países latino-americanos, e sua expressão comercial vem de Paja, cuja definição mais correta vem da Argentina:
Nos anos 40, na Argentina, criaram veículos que circulavam ou eram usados no campo sobre as pajas ou pasto seco. Então popularmente tiveram a ideia de dar o nome de rastrojero, que é o mesmo que rastrojo, sinônimo de paja (andar sobre pasto seco). Assim, a Mitsubishi resolveu adotar esse nome, pois na verdade significa andar em qualquer terreno. Uma vez que o significado da expressão andar sobre pasto seco é o mesmo que andar em terrenos irregulares e/ou macios, o que provoca muita derrapagem.
Daí a razão de usarem o sistema 4×4 para reforçar ainda mais a estabilidade do veículo em determinados tipos de terrenos.
Outras marcas são apenas siglas:
BMW – sigla de Bayrische Motorenwerke (Fábrica de Motores da Baviera)
FIAT– Fabrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana Automobilística de Turim)
SAAB- (que inicialmente se dedicava à aeronáutica) é na realidade a Svenska Aeroplanaktiebolaget. ( Corporação de Aeroplanos Suecos, ou algo assim)
O que mais gostei de saber, em minhas pesquisas, foi o significado das logomarcas dos fabricantes de automóveis!
Mas isso fica pra outro post…
Deixe um comentário