Heróis de verdade do cinema

Taí uma coisa que eu não sabia: que grandes astros de Hollywood serviram para valer na 2ª Guerra Mundial. Não num estúdio com efeitos especiais, não. Mas ralando mesmo, seja no Pacífico, seja na Europa. Alguns viriam a ser celebridades das telas mais tarde, outros já eram famosos e se alistaram. Olha só:

Alec Guinness comandava uma embarcação anfíbia da British Royal Navy no dia “D”, na Normandia.

David Niven foi tenente-coronel dos Comandos Britânicos na Normandia.

James Stewart ingressou na Força Aérea do Exército americano como soldado e chegou a alcançar o posto de coronel. Durante a 2ª Guerra Mundial, Stewart serviu como piloto de bombardeio. Em sua folha de serviços, constam mais de 20 missões sobre a Alemanha. Foi condecorado com a Medalha Aérea, a Cruz Distinta de Voo, a Cruz de Guerra Francesa e 7 Estrelas de Combate. Ao acabar a guerra, Stewart continuou como reservista na ativa e alcançou o posto de general de brigada, indo para a reserva, no final dos anos 1950.

Clark Gable alistou-se como soldado na USAF, em 1942, já como astro, apesar de ter ultrapassado a idade para recrutamento. Foi promovido a tenente neste mesmo ano. Passou logo para a Escola de Artilharia e, em fevereiro de 1943, foi transferido para o 351º Grupo de Bombardeiros em Polebrook, onde realizou missões operacionais, sobre a Europa, nos B-17. O capitão Gable regressou aos EUA em outubro de 1943 e saiu do serviço ativo, como comandante, em junho de 1944, a pedido próprio, já que ultrapassara a idade permitida para entrar em combate.  Só então voltou a filmar.

Charles Bronson foi artilheiro na Força Aérea do Exército americano, especificamente nos “B-29” da 20ª Força Aérea, em Guam, Tinian e Saipan.

Lee Marvin foi fuzileiro naval em Saipán, durante a campanha das Marianas, sendo ferido e recebendo o Coração Púrpura.

Tyrone Power, ator de grande destaque na época, alistou-se como fuzileiro naval quando Pearl Harbor foi bombardeada, e serviu como piloto de transporte de material na evacuação de feridos em  Iwo Jima e Okinawa .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s