Heróis de verdade do cinema

Taí uma coisa que eu não sabia: que grandes astros de Hollywood serviram para valer na 2ª Guerra Mundial. Não num estúdio com efeitos especiais, não. Mas ralando mesmo, seja no Pacífico, seja na Europa. Alguns viriam a ser celebridades das telas mais tarde, outros já eram famosos e se alistaram. Olha só:

Alec Guinness comandava uma embarcação anfíbia da British Royal Navy no dia “D”, na Normandia.

David Niven foi tenente-coronel dos Comandos Britânicos na Normandia.

James Stewart ingressou na Força Aérea do Exército americano como soldado e chegou a alcançar o posto de coronel. Durante a 2ª Guerra Mundial, Stewart serviu como piloto de bombardeio. Em sua folha de serviços, constam mais de 20 missões sobre a Alemanha. Foi condecorado com a Medalha Aérea, a Cruz Distinta de Voo, a Cruz de Guerra Francesa e 7 Estrelas de Combate. Ao acabar a guerra, Stewart continuou como reservista na ativa e alcançou o posto de general de brigada, indo para a reserva, no final dos anos 1950.

Clark Gable alistou-se como soldado na USAF, em 1942, já como astro, apesar de ter ultrapassado a idade para recrutamento. Foi promovido a tenente neste mesmo ano. Passou logo para a Escola de Artilharia e, em fevereiro de 1943, foi transferido para o 351º Grupo de Bombardeiros em Polebrook, onde realizou missões operacionais, sobre a Europa, nos B-17. O capitão Gable regressou aos EUA em outubro de 1943 e saiu do serviço ativo, como comandante, em junho de 1944, a pedido próprio, já que ultrapassara a idade permitida para entrar em combate.  Só então voltou a filmar.

Charles Bronson foi artilheiro na Força Aérea do Exército americano, especificamente nos “B-29” da 20ª Força Aérea, em Guam, Tinian e Saipan.

Lee Marvin foi fuzileiro naval em Saipán, durante a campanha das Marianas, sendo ferido e recebendo o Coração Púrpura.

Tyrone Power, ator de grande destaque na época, alistou-se como fuzileiro naval quando Pearl Harbor foi bombardeada, e serviu como piloto de transporte de material na evacuação de feridos em  Iwo Jima e Okinawa .

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: