Cinque Terre é o nome dado a um acidentado trecho de terra, na Itália, na costa da Riviera Ligure, na Ligúria. Compreende as comunas de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore com os distritos de Corniglia e Manarola. Estas localidades, que foram declaradas em 1997 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, são caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Típicos desta zona são os terraços, devidos à particular técnica agrícola usada para usufruir tanto quanto possível dos terrenos com grande inclinação.
O melhor modo de chegar até lá é por trem, já que é uma costa escarpada e com poucas rodovias. Além da cozinha baseada em frutos do mar, o melhor molho pesto genovês é feito por lá, junto com uma torta de limão execepcional e o vinho branco 5 Terre, produto típico da região.
Monterroso al Mare – rodeada por colinas com vinhas e olivais. Sua antiga torre medieval é hoje o campanário da igreja local.
Vernazza – foi fundada há quase 1.000 anos por escravos fugidos. Por isso tem inúmeros fortes e torres de observação, que serviam de defesa contra os piratas sarracenos e as invasões bárbaras.
Corniglia – fica no alto de um promontório, de onde se pode ver as outras quatro comunas. Para chegar até lá no alto, você precisa escalar uma escadaria de 377 degraus.
Manarola – também do tempo do Império Romano, fica mais oculta entre o rochedo e é a mais tranquila de todos os cinco vilarejos, por ter sido descoberto pelos turistas mais tarde. É possível seguir a pé até Riomaggiore por um caminho beirando o mar.
Riomaggiore – é um povoado estabelecido no século VIII por refugiados gregos, escapando de perseguição política. Suas casas seguem o estilo da Ligúria, casas-torre de três ou quatro pavimentos e pintadas de cores vivas.
Fica a dica para sua próxima viagem.
Deixe um comentário