Você sabia que as variações no tamanho das cédulas de dinheiro nos países ocorrem em função dos métodos de impressão, dimensões da folha onde são impressas e diferentes representações visuais?
Por exemplo, a nota de 500 rublos, de 1912, era quase do tamanho de uma caixa de sapatos! Media 27 cm por 13 cm! Quando o tzar ia pagar uma conta e sacava 500 rublos, era como se ele estivesse puxando uma toalha do bolso, rá rá rá!
Na China comunista, por outro lado, foram impressas notas tão pequenas que era difícil não perdê-las. A cédula de 1 yuan media apenas 8 por 4 cm- o tamanho de uma nota de Banco Imobiliário.
Outra pegunta: você sabe qual a origem da palavra moeda? Ela deriva do nome em latim do templo da deusa “Juno Moneta” – local onde eram confeccionadas as moedas romanas (aprox. séc. III a.C.).
Outra coisa que sempre quis saber era se a nossa Casa da Moeda fabrica o papel onde são impressas nossas cédulas, ou só as imprime. Descobri que apenas imprime – e com todas aquelas medidas de segurança para evitar falsificações. O papel é produzido por uma indústria (a Papel Salto) que fica na cidade de Salto (interior do estado de São Paulo). Dessa fábrica o papel, que mais tarde vai ser impresso na Casa da Moeda, já sai com a marca d´água e o fio de segurança. O papel que sai da fábrica é enviado à Casa da Moeda em grandes folhas. Em cada uma dessas folhas, mais tarde, serão impressas, aproximadamente, 50 cédulas.
Informações como essas você encontra no livro Dinheiro – História, Mitos & Crenças, da escritora Clene Salles. Mas não apenas curiosidades desse gênero. O livro traz ainda a história do dinheiro, explicando como os homens começaram a sentir a necessidade de ter algo que determinasse o valor das coisas, e fala também dos mitos e lendas que cercam o dinheiro (por exemplo, a origem do famoso “nhoque da sorte”). Um capítulo importante é o que traz dicas de organização financeira, para que você aprenda a não deixar o salário escorrer pelos seus dedos…
O livro tem muito mais: fala de comunicação, conta a história do dinheiro no Brasil, tem dicas de prosperidade, os nomes das moedas de todos os países do mundo, fala da simbologia do dinheiro e muito, mas muito mais!
Afinal, Dinheiro, História, Mitos e Crenças é fruto de mais de 20 anos de pesquisa sobre tema, e a autora aborda o assunto com humor e graça, tornando a leitura muito agradável.
O livro, em formato digital, já está disponível no site da Amazon, bastando clicar na capa abaixo, que o levará a Amazon. Boa leitura!
Deixe um comentário