O avião sem janelas!

Havia um seriado de TV que fez muito sucesso no final dos anos 1970, “Mulher Maravilha”, e que tornou famosa a atriz Linda Carter, hoje sessentona. No seriado, baseado nos quadrinhos publicados pela DC Comics (a mesma editora do Batman), a heroína voava em seu avião invisível.

woman2

O avião invisível era uma arma poderosa da Mulher Maravilha, ao lado de suas outras tradicionais ferramentas na luta contra o mal: o Cinturão do Poder, os famosos Braceletes Protetores e o Laço Mágico Dourado.

blog_052810

O avião invisível nos quadrinhos.

5ab61f72281338488d57ea53cf601381

Em animação, passeando com o Aquaman.

2011-04-18_175128_ww595b

E o avião invisível, como mostrado no seriado.

2011-04-18_175142_ww588b

A bonitona pilotando seu avião invisível. Nunca entendi qual a vantagem, de fato, do avião não ser visto se ela aparecia sentada no céu…

Bem, estamos chegando lá, ou quase isso, na vida real… A empresa britânica Centre for Process Innovation (CPI) apresentou a ideia de trocar as janelas dos aviões comerciais por uma série de telas que transformariam toda a extensão da fuselagem em uma enorme vitrine para exibir o que se passa do lado de fora.

Essa ideia tem como objetivo não só dar certa inteligência às paredes, ao cobri-las com telas sensíveis ao toque, mas também reduzir o peso dos aviões, tornando-os mais sustentáveis. Isso porque as janelas exigem uma engenharia complexa para garantir que elas aguentem a pressão do voo e, ao tirá-las do desenho, é possível deixar o avião com menos peso, usando menos combustível. Segundo representantes da empresa, a cada 1% de redução de peso, o avião economiza 0,75% de combustível.

Ao invés das janelas, então, seriam instaladas telas de LED. Essa tecnologia já está pronta para assumir a forma arredondada do interior dos aviões, mas é preciso vários ajustes para que a ideia saia do papel. Por isso, espera-se que os aviões sem janelas estejam no ar só daqui a dez anos.

No vídeo abaixo, há uma cena onde aparecem os passageiros “assistindo” o que se passa lá fora, filmado por câmeras instaladas na fuselagem… Não parece o avião invisível da Mulher Maravilha?

Fonte:
The Mirror
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s