O avião sem janelas!

Havia um seriado de TV que fez muito sucesso no final dos anos 1970, “Mulher Maravilha”, e que tornou famosa a atriz Linda Carter, hoje sessentona. No seriado, baseado nos quadrinhos publicados pela DC Comics (a mesma editora do Batman), a heroína voava em seu avião invisível.

woman2

O avião invisível era uma arma poderosa da Mulher Maravilha, ao lado de suas outras tradicionais ferramentas na luta contra o mal: o Cinturão do Poder, os famosos Braceletes Protetores e o Laço Mágico Dourado.

blog_052810
O avião invisível nos quadrinhos.
5ab61f72281338488d57ea53cf601381
Em animação, passeando com o Aquaman.
2011-04-18_175128_ww595b
E o avião invisível, como mostrado no seriado.
2011-04-18_175142_ww588b
A bonitona pilotando seu avião invisível. Nunca entendi qual a vantagem, de fato, do avião não ser visto se ela aparecia sentada no céu…

Bem, estamos chegando lá, ou quase isso, na vida real… A empresa britânica Centre for Process Innovation (CPI) apresentou a ideia de trocar as janelas dos aviões comerciais por uma série de telas que transformariam toda a extensão da fuselagem em uma enorme vitrine para exibir o que se passa do lado de fora.

Essa ideia tem como objetivo não só dar certa inteligência às paredes, ao cobri-las com telas sensíveis ao toque, mas também reduzir o peso dos aviões, tornando-os mais sustentáveis. Isso porque as janelas exigem uma engenharia complexa para garantir que elas aguentem a pressão do voo e, ao tirá-las do desenho, é possível deixar o avião com menos peso, usando menos combustível. Segundo representantes da empresa, a cada 1% de redução de peso, o avião economiza 0,75% de combustível.

Ao invés das janelas, então, seriam instaladas telas de LED. Essa tecnologia já está pronta para assumir a forma arredondada do interior dos aviões, mas é preciso vários ajustes para que a ideia saia do papel. Por isso, espera-se que os aviões sem janelas estejam no ar só daqui a dez anos.

No vídeo abaixo, há uma cena onde aparecem os passageiros “assistindo” o que se passa lá fora, filmado por câmeras instaladas na fuselagem… Não parece o avião invisível da Mulher Maravilha?

Fonte:
The Mirror

Publicado por Julio

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: