Atualidades, Family, Novidades, Sabedoria

Água, nós somos um Planeta Água

16568826_ccsbD

Parece que só assim o homem aprende… Fazendo besteira.

Vota no político errado e só depois percebe que é um inepto, ou corrupto, e fica reclamando e pedindo a cassação.

Deixa retalhar a Amazônia, interrompendo o fluxo da umidade para o sul/sudeste do país; destrói os mananciais, ocupa desordenadamente as represas e polui os rios; joga lixo onde não devia… E depois fica reclamando da “maior seca nos últimos 100 anos em Minas Gerais” ou “Da maior estiagem dos últimos 400 anos em São Paulo” e blá-blá-blá.

Precisou secar a água das torneiras – e das represas – para o homem deixar de varrer as folhas da calçada com o esguicho e fechar a torneira enquanto escova os dentes.

Mas será que as pessoas sabem da importância da água para a saúde? Que temos que beber dois litros de água por dia? Cito dez motivos abaixo, mas posso resumir a importância da água em nosso organismo numa frase: ela é vital, porque além de ajudar a regular a temperatura corporal, mantém a pele hidratada e previne doenças pulmonares e respiratórias.

Quer mais?

1 – Controla a pressão sanguínea

A água aumenta a atividade do sistema nervoso, responsável pela circulação nos vasos sanguíneos, prevenindo o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo. Tal efeito é perceptível mesmo em pessoas jovens, que não apresentam problemas no sistema cardiovascular.

2 – Previne cãibras

As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio na quantidade de água na musculatura, causando sua contração involuntária. Assim, beber água regularmente ajuda a manter o equilíbrio das células musculares.

3 – Protege o coração

Estudos indicam que beber água regularmente diminui as chances de ataque cardíaco. Isso acontece porque o sangue ficaria mais diluído, fluindo com maior facilidade pelos vasos sanguíneos.

4 – Melhora o funcionamento do intestino

A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e formação de gases.

5 – Limpa o organismo

O consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, retemos substâncias tóxicas e prejudiciais, abrindo o caminho para o surgimento de algumas doenças.

6 – Protege contra pedra nos rins

Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo.

7 – Transporta nutrientes

Sem a água, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes, como vitaminas e minerais, para nossas células.

8 – Protege os olhos

Manter o organismo com níveis de água elevados protege os olhos contra ressecamento, inflamações e infecções.

9 – Facilita a absorção de vitaminas

Algumas vitaminas, como B e C são hidrossolúveis, ou seja, só são transportadas pelo organismo com a presença de água.

10 – Mantém a pele jovem

Um dos primeiros sinais da desidratação se dá na pele e nas mucosas. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

 

Para encerrar, uma música que é um lembrete de que somos a Natureza. As águas que correm nos rios do planeta são como as veias dentro de nosso corpo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s