Fotos impressionantes com miniaturas, perspectiva forçada e uma Canon comum

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar do termo “diorama” em algum lugar. Ou, caso tenha visitado o  Museu de História Natural de Nova York (foto abaixo), certamente se deparou com alguns dioramas monumentais.

Ficheiro:AMNH-exterior.jpg

O “diorama”  é um modo de apresentação artística, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. A cena, que pode ser uma paisagem, ou plantas, animais, eventos históricos, etc, é pintada sobre uma tela de fundo curvo, de tal maneira que simulem um contorno real. A tela colocada na obscuridade e iluminada de maneira adequada dá uma ilusão de profundidade e de movimento, dando a impressão de tridimensionalidade. Veja abaixo dois dos dioramas do museu:

Essa mesma técnica tem sido usada em modernos dioramas miniaturizados, reproduzindo por exemplo cenas de guerra ou de navios em alto-mar. São produzidas por pessoas que têm o hobby de construir ou montar miniaturas de tanques, navios ou aviões e que preferem exibir suas criações em seu “ambiente” e não apenas na estante. Esse é o caso de Michael Paul Smith, um mestre nessa arte de recriar cenas reais usando seus modelos de carros em miniatura e a perspectiva forçada. Além de uma simples câmera Canon, com a qual tira suas fotos incríveis.

O mais impressionante de tudo é que ele não faz grandes cálculos matemáticos para escolher a perspectiva correta para o que ele quer. Faz no “olhômetro” mesmo, arrastando a mesa com seus carrinhos até encaixar tudo no local certo. Seus modelos são incrivelmente detalhados (existem carros nos quais a tampa do porta-luvas se abre e os bancos vão para frente e para trás…) e  as fotos são todas tiradas usando a luz do dia, com sua Canon SX280 de 14 megapixels – nenhuma supercâmera profissional.

Veja abaixo que legal, a foto do “antes” e do “depois” de alguns dos fantásticos dioramas de Michael:

modelcars3

modelcars4

modelcars7

modelcars8

modelcars9

modelcars10

Michael tem começado a explorar outros cenários para seus dioramas, paisagens noturnas, com luzes e com os elementos do fundo reconstruídos por ele mesmo, sem recorrer às casas e prédios da cidade onde vive. Esses dioramas mais recentes ficaram muito bons, também:

modelcars20

modelcars21

modelcars18

modelcars19

modelcars22

modelcars23

Michael Paul Smith já foi um publicitário de sucesso em Worcester, Pensilvânia,dono de uma companhia de papéis de parede e pintura e arquiteto. Ele diz que todos os acontecimentos da sua vida o levaram ao momento em que, em 2008, abriu uma conta no Flickr por sugestão de um amigo e começou a publicar lá as fotos dos modelos que fazia nas horas vagas. Cada cenário leva cerca de 30 minutos para ficar pronto e é fotografado de cada ângulo possível. Smith seleciona sempre as mais realistas para adicionar à sua coleção.

As fotos reveladas estão à venda na internet em formato 8×10” ou 8×12”, em diversas versões de acabamento, e visite a conta dele no Flickr (https://secure.flickr.com/photos/24796741@N05/), com mais de 500 fotos! O cara é mesmo um artista!

 

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

Um comentário em “Fotos impressionantes com miniaturas, perspectiva forçada e uma Canon comum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: