Atualidades, Family, Sabedoria

Regras básicas de convivência

A vida em sociedade tem algumas regras, coisas básicas, como não gritar no cinema ou não jogar lixo no chão, por exemplo, e se você não quer segui-las, é simples: se afaste do convívio social. O ermitão no alto da montanha não precisa seguir nenhuma dessas regras, mas até os monges no Tibete têm lá suas regras de convivência.

Essas regras a gente aprende quando pequenos, e servem para deixar muito melhor o relacionamento com a família, na escola, com os colegas do trabalho. Porém, com o passar do tempo, vamos perdendo o hábito de sermos gentis e demonstrar a educação que recebemos. As pessoas ficam estressadas, não se divertem mais e maltratam os outros, pensando que isso alivia suas tensões.

Mas tais atitudes só afastam as pessoas e, sem querer, você vira um eremita na cidade, sozinho e amargo.

As regras básicas são simples, se praticadas não doem, não é preciso mestrado e nem nada para fazer uso delas e nem pagar taxa para o governo. Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto; não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras ríspidas e grotescas; usar as palavras mágicas – por favor, com licença, obrigado; perguntar se está tudo bem; ouvir com atenção o que o outro diz; não falar por cima da fala do outro, mas um de cada vez; ceder a cadeira que você está sentado para as pessoas mais velhas, etc.

O quadro abaixo, enviado por Clene Salles (https://www.facebook.com/Clene.Salles/about) nos ajuda a relembrar tudo isso. Bom proveito!

1157723_4814056844321_1843728163_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s