Acho que hoje as pessoas estão melhor informadas sobre os benefícios de se fazer exercícios físicos, e sua importância para a manutenção da saúde. Mas acho que não custa relembrar os motivos mais importantes.
• Queima de calorias – exercícios queimam calorias. Porém, evite pensar que fazendo exercícios, você pode abusar na alimentação. Você provavelmente vai consumir mais calorias do que perdeu no exercício! Controlar a alimentação também é essencial para se manter saudável.
• Protege contra doenças – os exercícios podem diminuir vários problemas físicos; alivia dores nas costas; fortalece os ossos reduzindo o risco de osteoporose; diminui dores menstruais; diminui o risco de pressão alta, derrame e doenças cardíacas. O exercício aumenta o HDL (o bom colesterol) e diminui os triglicérides.
• Melhora a função imunológica – os exercícios moderados podem proteger as pessoas de infecções, como a gripe.
• Eleva a confiança e melhora outros fatores psicológicos – os exercícios físicos permitem bem-estar às pessoas, melhorando a autoconfiança, aliviando o stress, diminuindo a ansiedade.
• Aumenta força, resistência e flexibilidade física – alguns exercícios como andar de bicicleta e o futebol fortalecem os músculos, outros como a ginástica dão flexibilidade e coordenação motora, enquanto nadar e correr aumenta a resistência.
• Aumenta a produtividade no trabalho – os exercícios físicos dão energia e disposição física para realizar atividades laborais, além de ajudar na concentração,
• Auxilia na manutenção do peso em longo prazo – se você tem problemas com peso, o exercício físico regular irá prevenir o ganho futuro e ajudar na manutenção do peso perdido.
O importante, porém, é ficar atento para os riscos de se treinar sem a supervisão adequada e exagerar na dose. Quem faz isso está sujeito a cometer erros que podem comprometer os resultados que se pretendia e ainda provocar lesões. Dois especialistas, o professor de educação física e personal trainer Thiago Gonçalves e o médico e especialista em Medicina Desportiva Cláudio Zanelatto apontam os principais erros de quem resolve encarar a atividade física.
1. Pular o alongamento
Exercícios de alongamento são importantes para o relaxamento, previnem lesões e mantêm a postura adequada. Alongue-se sempre antes e depois do treino.
2. Usar roupa errada
Use roupas adequadas para a prática de exercícios físicos, com tecidos que respiram, sejam leves e adaptem-se ao seu corpo.
3. Treinar demais, o overtraining
Se você acha que, em termos de exercícios, quanto mais melhor, esqueça. Treinar em ritmo intenso demais pode levar a distensões, lesões de esforço e até à perda de tecido magro, ou seja, os músculos.
4. Não manter a disciplina
Você treina forte por uma semana e depois fica outra sem se mexer? Péssima ideia. Alterações frequentes no ritmo dos treinos diminuem os benefícios de qualquer programa de exercícios, aumentando bastante o risco de lesões.
5. Treinar em jejum ou de estômago cheio
Talvez o mais comum dos erros. Em jejum, aumenta o risco de hipoglicemia e faz o corpo queimar a massa magra, os músculos, em vez de gordura. E, de estômago cheio, pode levar a náuseas e mal-estar, além de complicar demais a digestão. Se você comeu muito e quer se exercitar, espere pelo menos duas horas antes de fazer isso.
6. Cuidado com o abdômen
Na repetição de abdominais, mantenha os pés próximos ao quadril e as costas apoiadas no chão. Suba e desça contraindo a musculatura abdominal. Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para a frente na diagonal. Assim, você previne dores nas costas e no pescoço.
Fazer exercícios é ótimo para a saúde, mas todo o cuidado é pouco!
fonte: minhavida.uol.com.br
Deixe um comentário