As melhores empresas aéreas… E as piores!

A Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, foi eleita a melhor empresa aérea do mundo. A companhia, que havia ficado com a 8ª colocação no ano passado, superou a Qatar Airways, eleita a melhor do mundo nos últimos dois anos. A eleição é feita pelo Skytrax, maior site de avaliação desse tipo.

Cabine de primeira classe Emirates Airline (Foto: Divulgação)

A primeira classe da Emirates abriga oito suítes privativas (com porta e sinal de ‘Do Not Disturb’) onde o passageiro pode encontrar um minibar repleto de snacks, pijama, chinelos, armário para ternos, espelho, penteadeira e tela LCD de 23 polegadas.

O Skytrax World Airline Awards (Prêmio Mundial de Linhas Aéreas) é considerado uma espécie de ‘Oscar’ da aviação. Ele se baseia em uma pesquisa de satisfação com mais de 18 milhões de viajantes de mais de cem países e elege anualmente vencedores em várias categorias, considerando sempre o critério de uma viagem longa na classe econômica.

A Qatar Airlines, que é metade do governo e metade privatizada, foi o 1º lugar no ano passado e ficou em segundo em 2013. Já voei por ela, é muito boa também.

Classe econômica da Qatar.

As empresas asiáticas lideram entre as dez primeiras colocadas da lista, com cinco premiações: Singapore (Cingapura, 3º lugar), ANA (Japão, 4º lugar), Asiana Airlines (Coreia do Sul, 5º lugar), Cathay Pacific (China, 6º lugar) e Garuda Indonesia (Indonesia, 8º lugar). Ainda figuram entre as top10, as empresas Turkish Airlines (Turquia) e Qantas Airways (Austrália), na 9ª e 10ª colocação, respectivamente.

A LAN foi considerada a melhor companhia aérea da América do Sul em 2013. A TAM, vencedora em 2012, ficou em segundo lugar. Já a Azul foi tricampeã na categoria de melhor companhia de baixo custo da América do Sul, e a Avianca recebeu o prêmio de melhor serviço de bordo da região.

Bem, está tudo muito bom, está tudo muito bem… E quais são as PIORES companhias aéreas do mundo?

Do mesmo modo que para eleger as melhores, as piores foram escolhidas pelas opiniões de usuários e avaliações de itens como conforto da poltrona, entretenimento a bordo, limpeza e condições da cabine, qualidade das refeições e eficiência dos serviços.

t5-cabin

Classe econômica da Turkemenistan Airlines.

O primeiro lugar no ranking das piores companhias aéreas do mundo para viajar em classe econômica ficou com a empresa do Turcomenistão, país da Ásia central. A Turkemenistan recebeu notas ruins para serviço de entretenimento a bordo, conforto das poltronas, eficiência dos serviços, resposta dos funcionários a pedidos dos passageiros e habilidade dos funcionários com idiomas estrangeiros. Ou seja, em tudo!

O sofrimento continua na Sudan Airlines, na Ukraine International (que recebeu notas baixas no item limpeza), na Iceland Express (que conecta a capital da Islândia a Boston e cidades europeias e foi mal avaliada devido ao serviço de refeições, falta de equipe a bordo e assistência durante o embarque).

Mas existem duas entre as companhias aéreas mais mal avaliadas pelos passageiros que chamaram a atenção. Uma é a Air Koryo, e os voos da estatal da Coreia do Norte receberam uma baixa avaliação dos passageiros por motivos compreensíveis: as viagens incluem “música de marcha revolucionária” e os alimentos são descritos nos cardápios dos voos como “comestíveis” – e só.

Refeição a bordo da cia. aérea norte-coreana, não identificada…

A outra é a Nepal Airlines, e os pontos fracos da companhia aérea, segundo o levantamento, são as refeições e o atendimento dos funcionários para as solicitações dos passageiros. Além disso, o histórico da companhia é um pouco incomum: a empresa confirmou ter sacrificado dois bodes, em 2007, para agradar a um deus hindu após uma série de problemas técnicos em suas aeronaves…

“Fui o bode expiatório!”

 
 NOTA: Sabe de onde vem a expressão “bode expiatório”? Ela vem da Bíblia, mesmo. No Antigo Testamento,  Moisés diz que os judeus deveriam sacrificar um bode e oferecê-lo a Deus, para expiar os pecados do povo de Israel. Os judeus pararam de fazer essa cerimônia há muito tempo, mas a imagem do bode expiatório continuou significando aquele culpado inocente, tipo o que é responsabilizado pela culpa do outro. Como os bodes, que não tinham nada a ver com as panes dos aviões…

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: