O Museu J. Paul Getty libera imagens históricas – correção importante

Recebi uma mensagem extremamente gentil da Gabriela Rebelo, da AD Comunicação e Marketing (www.adcomunicacao.com.br) sobre esta postagem, na qual ela pede uma correção por conta de um engano que cometi. Agradeço demais pela mensagem, Gabriela, e explico as correções.

Na verdade, os arquivos sobre os quais comento mais abaixo são do MUSEU J. PAUL GETTY e não da Getty Images, como mencionado erroneamente. O título do post também estava errado, tratando como sendo uma ação do banco de imagens, que não disponibiliza arquivos gratuitamente. A única coisa que as duas instituições têm em comum é o sobrenome, mais nada.

Já falei de fotos históricas no post anterior (https://otrecocerto.wordpress.com/2013/08/19/fotos-historicas-e-que-foram-colorizadas/), mas não posso deixar de falar disso de novo, quando se sabe que o Museu  Getty Images, J. Paul Getty, dono de um museu com um dos maiores acervos de fotografia do mundo, inaugurou um programa que libera 4.687 imagens históricas para uso livre. Qualquer pessoa pode compartilhar, copiar e alterar, inclusive para uso comercial ou pessoal, desde que cite a fonte. Ao fazer o download, o usuário precisa apenas dizer qual uso fará do material. Todas as imagens estão em alta resolução.

Quer dizer, para as pessoas que gostam de estudar a História, como eu, é de um valor imensurável poder ter acesso a imagens que documentaram a história da humanidade no último século. São arquivos de fotos raras, como da Guerra Civil americana, do período colonial da África e de cidades brasileiras na virada do século passado.

Alguns dos exemplos:

“Vênus africana”, fotografada por volta de 1888 pelo Príncipe Roland Napoleon Bonaparte.

O escritor Alexandre Dumas em 1855.

Aqueduto do Rio Santo Antônio, construído para abastecer o Rio de Janeiro, tirada pelo fotógrafo brasileiro Marc Ferrez em 1886. O aqueduto foi inaugurado por D. Pedro II em 1880, mas só entrou em operação três anos mais tarde.

Chefe guerreiro Etíope, 1897.

Mulher secando as costas depois do banho, Paris, em 1896.

Trem abatido por canhões durante a Guerra Civil americana, foto de 1864.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s