Atualidades, Curiosidades, Novidades

Lugares que não parecem ser na Terra! (1)

Darvaz (Entrada Para o Inferno)

Lindo e assustador, esse imenso buraco no solo situado em Darvaz, no Turcomenistão, é o resultado de uma perfuração de gás iniciada há 30 anos. Assim que perfuraram alguns metros do solo, surgiu uma gigantesca caverna subterrânea. A caverna estava emanando um tipo de gás desconhecido. Eles se alarmaram, com medo do estranho gás ser venenoso, e então a companhia de perfuração resolver colocar fogo no gás da caverna antes de continuar com a perfuração. O buraco está queimando desde então.

Lagos Plitvice

Ficam na Croácia, em um parque nacional formado por cerca de 16 lagos e dezenas de cachoeiras maravilhosas. Certamente este é um dos lugares mais bonitos que existem. Sua formação geológica repleta de carbonato de cálcio colore a água, produzindo uma miríade de lagos azul turquesa, cercados por uma exuberante flora.

Rio Tinto – Espanha

As minas gigantes, a céu aberto, do Rio Tinto, criam um ambiente surreal, transformando a paisagem em algo similar ao que veríamos em Marte, por exemplo. O crescimento do rio não consumiu apenas montanhas e vales, mas avançou nas terras de vilas ribeirinhas. O rio teve seu nome tirado da cor de suas águas, praticamente vermelhas e extremamente ácidas (com pH variando entre 1.7 e 2.5), ricas em metais.

Ilha Socotra – Oceano Índico

Essa ilha simplesmente dispensa qualquer noção do que é considerado “normal” para uma paisagem terrestre. Se você acordasse lá, provavelmente pensaria que está em outro planeta ou, pelo menos, em alguma era remota. Socotra é parte de um arquipélago que ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos. Como nas ilhas Galápagos, possui cerca de 700 espécies raras de plantas, e muito diferentes do que conhecemos.

O grande isolamento geológico do arquipélago, juntamente com o intenso calor e a falta de água, deu origem a uma interessante flora endêmica que é muito vulnerável a mudanças. Pelo menos um terço das 700 espécies de plantas correm os maiores perigos de extinção no mundo.

Assim como ocorre com outras ilhas isoladas, os morcegos são os únicos mamíferos nativos da ilha. Em contraste, a diversidade marinha é muito grande, e se caracteriza pela presença de espécies originárias das regiões biológicas próximas: o Oceano Índico e o Mar Vermelho.

Anúncios

Um comentário em “Lugares que não parecem ser na Terra! (1)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s