HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO… e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO… Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente…). E a gente pensa que repete corretamente os ‘ ditos populares’ … Na verdade, é aquela coisa de “um conta um conto, aumenta um ponto”. A pessoa ouve uma vez, repassa para outro que não entende direito, ou por causa do sotaque ou porque desconhece a palavra, enfim… E chega para nós nos dias de hoje com seu sentido original desfigurado. E a gente continua repetindo para nossos filhos, netos e gerações…
Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão. O correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?
No popular se diz: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro. Minha grande dúvida na infância… Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro? Correto: ‘Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro’. Tá aí a resposta para meu dilema de infância!
Cor de burro quando foge. O correto é: Corro de burro quando foge! Esse foi o pior de todos! O sentido é que, quando o burro dispara, não se sabe para que lado ele vai, então é melhor sair da frente!
Outro que todo mundo diz errado: Cuspido e escarrado – quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. Meu avô falava muito isso e eu ficava imaginando o que uma coisa tinha a ver com a outra… Todo cuspe era igual? Mas o correto é: Esculpido em carrara. (Carrara é um tipo de mármore)
Mais um famoso…Quem não tem cão, caça com gato. Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça, o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor… O ditado certo é : Quem não tem cão, caça como o gato. Ou seja, sozinho!
Deixe um comentário