E eu achava que falava o correto!

HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO… e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO… Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente…). E a gente pensa que repete corretamente os ‘ ditos populares’ … Na verdade, é aquela coisa de “um conta um conto, aumenta um ponto”. A pessoa ouve uma vez, repassa para outro que não entende direito, ou por causa do sotaque ou porque desconhece a palavra, enfim… E chega para nós nos dias de hoje com seu sentido original desfigurado. E a gente continua repetindo para nossos filhos, netos e gerações…

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão. O correto é:  Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?

No popular se diz: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiroMinha grande dúvida na infância… Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro?  Correto: ‘Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro’. Tá aí a resposta para meu dilema de infância!

Cor de burro quando foge. O correto é: Corro de burro quando foge! Esse foi o pior de todos! O sentido é que, quando o burro dispara, não se sabe para que lado ele vai, então é melhor sair da frente!

Outro que todo mundo diz errado: Cuspido e escarrado – quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. Meu avô falava muito isso e eu ficava imaginando o que uma coisa tinha a ver com a outra… Todo cuspe era igual? Mas o correto é: Esculpido em carrara.  (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso…Quem não tem cão, caça com gato. Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça, o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor… O ditado certo é : Quem não tem cão, caça como o gato. Ou seja, sozinho!

 

 

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: