7 Segredos sobre os parques da Disney

Published by

on

Os parques da Disney são planejados de forma meticulosa, porque a ideia é criar uma experiência mágica para os visitantes. Esse planejamento vem desde a concepção das atrações e áreas temáticas até a manutenção da ilusão através de técnicas de design e engenharia.

Algumas coisas são evidentes nessa experiência, como ver de perto os personagens favoritos, por exemplo. Mas há outras que as pessoas nem desconfiam.

Conheça alguns desses segredos a seguir.

A Disney tem um grupo de profissionais chamado “Imagineers“, responsáveis por projetar e construir os parques, combinando criatividade, engenharia e tecnologia para criar experiências memoráveis. Eles são os cérebros que criam a ambientação e as atrações nos parques, nos resorts e até nos cruzeiros.

Os Imagineers estão trabalhando nas novas atrações do Disney Word. Acima, um estudo sobre a atração inédita de Indiana Jones – o herói irá para a América do Sul explorar um templo proibido. A previsão de estreia dessa atração será em 2027.

Tudo é muito pensado, veja que você encontra o Mickey em todo lugar:

Os visitantes começaram a fazer uma espécie de caça às silhuetas, que podem ser avistadas em prédios, tapeçarias, placas e onde mais você puder imaginar. Embora algumas delas sejam bem definidas e óbvias, outra estão escondidas de forma mais abstrata.

O nível de detalhes vai até os cheiros. Isso mesmo! Durante muito tempo, as lojas da Rua Principal sempre emitiam cheirinho de biscoitos saindo do forno, mas isso foi abandonado porque algumas pessoas achavam o odor enjoativo.

Mas há outras atrações que ainda usam essa estratégia, como Piratas do Caribe.

Quando os piratas atacam a vila com os canhões de seu navio, os visitantes sentem cheiro de pólvora!

Outro ponto muito importante é a limpeza. Desde o dia da inauguração de seu primeiro parque, a Disneylândia (na Califórnia), Walt Disney fez questão de colocar lixeiras a cada 30 passos uma da outra, para estimular os visitantes a não jogar lixo no chão. Há muitas outras medidas para manter todos os espaços impecáveis. Como, por exemplo, não se vende nenhum tipo de goma de mascar em nenhuma loja. Isso é uma forma de dificultar que os visitantes joguem chicletes mascados no chão ou colem eles embaixo de bancos e mesas.

Claro que esses cuidados todos são mais do que cruciais quando se trata dos personagens icônicos. Afinal, não se pode celebrar a magia do lugar sem eles. Por isso, o treinamento dos atores que os representam não apenas ensina as especificidades de cada personagem, mas também a importância de manter a identidade e a história de cada um, tratando-o com o devido respeito e sigilo. 

Esse atores, chamados de “Cast Members“, recebem informações sobre a história, personalidade, voz e características físicas do personagem. E aprendem também como interagir com os visitantes, tirar fotos e até mesmo dar autógrafos. É fundamental manter o sigilo sobre a identidade do intérprete, evitando que ele revele ser a pessoa por trás do personagem (óbvio, né? Para não quebrar o encanto!).

As intérpretes das Princesas não podem ter tatuagens e piercings e precisam passar por um “período de experiência”, interpretando personagens fechados como Mickey e Minnie, até estarem aptas a interpretar as princesas.

Falando em princesas, você sabia que o Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom, tem uma suíte de verdade, lá no alto, no quarto andar?

Pra quem não sabe, esse é o castelo da Cinderela.

Pois é, essa suíte foi construída para acomodar a família Disney, porém Walt morreu antes que o parque de Orlando estivesse concluído, o que significa que ele nunca teve a oportunidade de usá-la. E não há como fazer reserva desse quarto, o pernoite acontece apenas por convite da Disney ou por meio de concursos, de tempos em tempos.

Agora, vou contar algo que pouca gente sabe: existe uma rede de túneis sob o Magic Kingdom!

Sim, lá tem túneis, mas eles não são subterrâneos como muita gente imagina! Como o parque foi construído sobre um pântano, não dava para cavar no solo. A solução? Construir um primeiro nível e, por cima dele, erguer tudo o que vemos no parque hoje! Ou seja, quando você caminha pelo Magic Kingdom, na verdade está no segundo andar.

Por causa desses túneis é que você não vê um cowboy da Terra da Fronteira caminhando na Terra do Futuro, em meio a naves espaciais. Nem tampouco verá um fornecedor descarregando caixas de Coca-Cola numa lanchonete da Rua Principal.

Todo o trânsito de Cast Members, funcionários da manutenção, limpeza, etc. é feito pelos túneis, sem perturbar quem está curtindo o dia ao lado do Mickey Mouse.

Os túneis acomodam salas de figurino, salões de cabeleireiro e maquiagem, além de áreas de descanso. A extensão dos túneis é tão grande que os funcionários se locomovem com a ajuda de veículos elétricos.

Walt Disney costumava ficar de joelhos em alguns lugares da Disneylândia quando estava sendo construída, para ver seu parque com os olhos das crianças. Com isso, ele ajustava até a altura das vitrines das lojas…

Então, todos os funcionários devem se agachar para conversar com os pequenos. Porque mesmo que o Cast Member seja muito simpático e alegre, uma criança de quatro anos pode se assustar – e colocando-se na mesma altura que ela, a empatia é maior.

Esse é a Magia Disney de encantar os visitantes.

A Magia tem dois pilares: o “palco”, que é tudo aquilo que a gente vê, cujo objetivo é oferecer a melhor experiência ao visitante. E os “bastidores”, que fornece todos os meios para que o que acontece no palco seja perfeito.

Na Disney, o visitante é o foco principal. Tudo faz diferença, na meta de superar as expectativas, encantar e cuidar dos detalhes.

Não é à toa que, só em 2018, todos os parques da Disney receberam 157 milhões de visitantes…

Fontes:

Wikipedia

fastcompanybrasil.com

legiaodosherois.com.br

disneyworld.disney.go.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.