12 Previsões dos Jetsons sobre Futuro

Published by

on

Lançado em 1962, o clássico desenho animado “Os Jetsons” mostrava como seria a vida de uma família no em 2062.

 Os Jetsons é uma série de desenhos animados para a TV produzida pela Hanna-Barbera entre 1962 e 1963. Tendo como tema a “Era Espacial”, a série popularizou no imaginário das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, robôs como criados e tudo que dá para se imaginar do futuro. Enquanto os Flintstones viviam num mundo com máquinas movidas por aves e dinossauros, os Jetsons eram uma família de 2062 que convivia com um grande avanço tecnológico.

O curioso é que, embora ainda falte um bocado de coisas até chegarmos a viver com toda a tecnologia dos Jetsons, muita coisa prevista há mais de 60 anos já é realidade. Esteiras rolantes… o relógio inteligente… aspirador robô… Confira abaixo!

  1. Relógio Inteligente

O Jorge, a Jane e os adultos costumavam se comunicar usando seus relógios de pulso. Com exceção das chamadas de vídeo (que os atuais smartwatches ainda não têm), as outras funções são muito parecidas! No começo dos anos 1960, relógios de pulso só mostravam as horas, mesmo!

2. Chamadas de Vídeo

As próprias chamadas de vídeo pareciam algo incrivelmente tecnológico para quem assistia aos desenhos. Imagina só poder ver com quem você está falando?! Hoje isso é tão natural com as chamadas de vídeos de nossos celulares e computadores.

3. TVs de Tela Plana

As televisões, na época, eram aquelas de tubo, pesadonas e que ocupavam muito espaço. E, no Brasil, ainda transmitiam apenas em preto e branco. Chama a atenção, portanto, como eles previram a evolução tecnológica dos televisores ao mostrar telas planas e gigantes, como as que estão se popularizando atualmente.

4. Tablet

Em vez de abrir um jornal para saber as novidades, o Jorge Jetson se sentava diante de uma tela e lia as notícias. E, vez ou outra essa tela, trazia imagens em movimento. Um jeito bastante interativo de ler, como em um tablet!

5. Esteiras Rolantes

Essa ideia, de existir uma esteira que levava você para lá e para cá, era bastante comum nas produções inspiradas em ficção científica. Acho que era o sonho de todo mundo ir aos lugares sem precisar gastar solas de sapato. Em alguns lugares já encontramos isso, como em aeroportos e estações de metrô.

6. Bronzeamento Artificial

No futuro as pessoas —principalmente as ricas— teriam bem pouco tempo para tomar sol, por isso inventaram lugares próprios para que você se bronzeasse artificialmente. Só que, atualmente, descobrimos que isso pode ser muito prejudicial à saúde.

7. Viagens à Lua

No futuro dos Jetsons, era comum Elroy e seus amigos escoteiros irem pra Lua. O mais curioso é que, quando o desenho foi criado, o homem só pisaria no satélite da Terra 7 anos depois. Hoje, já se fala até em voos de turismo para lá…

8. Máquina de Comida Instantânea

A ideia de chegar em casa, apertar um botão e um aparelho fazer uma comida rapidamente para a família toda era um sonho futurístico. Já vivemos parte disso com as comidas pré-aquecidas e o forno micro-ondas. Mas graças à tecnologia de impressoras orgânicas 3D, isso tem melhorado. Já existe até mesmo um restaurante em Londres, o Food Ink, onde tudo é feito em impressoras 3D, desde os pratos e copos até… a comida! (a imagem sobreposta é desse restaurante 😮).

9. Assistente Pessoal

No desenho, o Elroy tem um computador que ajuda com o dever de casa, respondendo a perguntas matemáticas. Elroy citava o problema e a máquina respondia. Hoje temos assistentes de voz como a Siri e Google Assistente, que também fazem isso, além de apps que podem solucionar problemas matemáticos usando a câmera do celular, sem falar em Chatgpt e os outros assistentes de Inteligência Artificial!

10. Esteira Canina

Donos de cães sem tempo para se exercitar optam por usar esteiras caninas para ajudar a manter seus bichinhos ativos. Coisa que o Jorge já fazia em companhia do seu cachorro, Astro.

11. Despertadores com Comando de Voz

Jorge sofre nas mãos do seu despertador que insiste em acordá-lo. É normal vê-lo discutir com o aparelho, que responde a seus comandos de voz. Coisa que parecia impossível na década de 1960, mas esses despertadores já existem há um bom tempo!

12. Robô que Limpa a Casa

A Rosinha, a empregada robô da família, era muito mais do que apenas uma máquina de limpar o chão. Ela também cozinhava e ajudava os personagens a se vestirem. Atualmente, não temos nenhum robô que faça tudo isso (ainda!), mas há vários aparelhos de limpeza de casa (a minha filha tem um desses…). Só não sei se eles deixam a casa tão limpinha quanto a Rosinha…

Fonte:

Raphael Evangelista para Tilt, Uol

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.