Havia um tempo em que a gente ouvia músicas… em discos!

Você sabia que, antes do Spotify e do YouTube, as pessoas ouviam música de um jeito bem diferente? Pois é, antigamente existiam os discos de vinil, os LPs (Long Play), que eram enormes comparados aos CDs e que vinham com muitas músicas gravadas.

As pessoas tocavam as músicas em um aparelho chamado antigamente de “vitrola”, e as vitrolas modernas são chamadas de toca-discos.

Além do som característico e daquele chiadinho nostálgico, os discos de vinil vinham com algo muito especial: as capas. Diferente das playlists digitais de hoje, onde só vemos uma miniatura na tela do celular, os LPs tinham capas grandes e cheias de arte, que muitas vezes eram tão icônicas quanto as músicas que estavam gravadas neles.

Algumas dessas capas ficaram marcadas na história da música e da cultura pop. Então, se você nunca teve contato com os vinis ou quer relembrar os bons tempos, prepare-se para ver as capas de discos mais incríveis de todos os tempos, na minha opinião!
1.The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) Não só a música, mas a capa do álbum dos Beatles deu um salto de complexidade. Para você entender a importância desse LP, vou listar algumas das características dele:
- A banda incorporou novas técnicas de estúdio, como diferentes velocidades de gravação;
- Trazia influências sonoras diversificadas, como elementos da música clássica e rock ‘n’ roll;
- Foi o primeiro disco de rock a incorporar as letras completas das músicas no encarte.
Algumas das canções do álbum: “Lucy in the Sky with Diamonds, “With a Little Help from My Friends, “When I’m Sixty Four, “A Day in the Life”. O álbum é um documento histórico das mudanças sociais, políticas e estéticas dos anos 1960.
A capa elevou oficialmente o conceito de capas a uma obra de arte. Foi uma montagem fotográfica de Peter Blake, que incluiu 57 fotografias e 9 figuras de cera de pessoas que chamavam a atenção da banda, como Bob Dylan, Karl Marx, Marilyn Monroe e Marlon Brando, em uma espécie de Onde Está o Wally?

2.The Beatles – Abbey Road (1969) Quem nunca viu a famosa foto dos quatro integrantes dos Beatles atravessando a rua? Essa capa se tornou uma das mais reconhecíveis da história da música e até hoje inspira milhares de fãs a imitarem a cena na Abbey Road, em Londres. Nessa rua está o icônico estúdio onde eles gravaram esse e outros álbuns, também intitulado Abbey Road.

3.Pink Floyd – The Dark Side of the Moon (1973) O prisma refletindo a luz branca em um arco-íris é uma das imagens mais clássicas do rock. Minimalista e misteriosa, essa capa virou símbolo do rock progressivo e estampa camisetas até hoje.

4.Nirvana – Nevermind (1991) Um bebê nadando em uma piscina atrás de uma nota de um dólar? “Um dia, o fotógrafo Kirk Weddie chamou meu pai e perguntou se ele queria ganhar dinheiro e jogar o filho em uma piscina. Ele aceitou, me fotografaram dentro d´água e pagaram U$S 200. Não foi nada demais”, contou no começo do ano ao The Guardian Spencer Elden, que tinha quatro meses quando foi clicado para a foto que ilustra a capa. Essa capa gerou polêmica e, ao mesmo tempo, virou um ícone dos anos 90. O álbum catapultou o Nirvana ao estrelato e marcou o grunge.

5.The Rolling Stones – Sticky Fingers (1971) Criada por Andy Warhol, essa capa traz a foto de uma calça jeans bem justa e, na versão original, tinha até um zíper de verdade. Na capa original, você abria o zíper e tinha uma outra foto atrás, do modelo de cueca. Uma verdadeira provocação visual da época!

6.Queen – Queen II (1974) A foto dramática dos quatro integrantes iluminados apenas por um feixe de luz foi inspiração mais tarde até para o clipe de “Bohemian Rhapsody”. Simples e impactante!

7.Led Zeppelin – Led Zeppelin (1969) A explosão do dirigível Hindenburg se tornou a capa perfeita para um álbum de estreia explosivo. Poder e impacto puro!

8.Kiss – Kiss (1974) Os rostos dos integrantes pintados de forma teatral marcaram para sempre a identidade visual da banda. Uma capa simples, mas poderosa!

9.Led Zeppelin – Led Zeppelin IV (1971) A imagem do velho carregando um feixe de varas é enigmática e icônica, sem nem mesmo mencionar o nome da banda.

10.The Beatles – Revolver (1974) “Eles estavam sendo tão avant-garde, então eu achei que a capa deveria ser a mesma coisa. O quão longe eu posso ir? ”, contou o artista alemão Klaus Voorman sobre o processo de criação da identidade visual desse álbum, que marca um ponto de mudança na música dos Beatles. Os integrantes da banda enviaram fotos deles mesmos que se misturaram aos desenhos de Voorman.

Essas são apenas algumas das capas que ajudaram a definir a história da música e da arte visual. Cada uma tem sua própria história e impacto, mas todas são inesquecíveis. Aqui no Brasil, tivemos capas que se tornaram clássicos da arte visual, como do Secos e Molhados de 1973, A Tábua de Esmeralda, de Jorge Benjor em 1974 ou Cabeça Dinossauro dos Titãs, de 1986, mas penso em deixar esse tema para um próximo post.
E aí, qual dessas é sua favorita? Ou tem alguma outra capa que você acha icônica? Deixe nos comentários!
Ou vote aqui nas suas capas favoritas:

Deixe um comentário