

O Simca foi um dos mais icônicos carros já lançados no Brasil e o nosso primeiro carro de luxo. Ele foi eleito como o carro mais bonito da época. Seu motor V8 batizado pela Simca de ”Aquilon”, tinha 2.3 litros e 88 cv. Problemas de superaquecimento, embreagem fraca e falta de torque sempre acompanharam o carro. O controle de qualidade era muito ruim e só seria melhorado com a compra pela Chrysler em 1967.
Lançamento da linha Simca, em 1960, na foto abaixo.

Em 1961 é lançado o Simca Presidence, modelo de luxo com estepe na traseira, calotas raiadas e acabamento superior. Podia ter um vidro separando o motorista dos passageiros no banco traseiro e até um frigobar e uma TV.

Também é lançado em 1961, o Simca Alvorada, um modelo mais simples. Em meados de 1962 é lançada a versão esportiva, Rallye, com motor um pouco maior e 100 cv.

Abaixo, alguns dos anúncios publicados em revistas da época.


Em 1963 chega a Simca Jangada, uma Station Wagon de luxo baseada na Simca Marly 1958. E veio ainda o Tufão, com teto mais alto e linhas mais retas, com um motor V-8 mais potente.



Para finalizar, o carro nacional foi um dos poucos a ter um rock em sua homenagem, pelo grupo “Camisa de Vênus”:
que saudade do tempo de crianca meu pai teve 3 simcas e uma jangada que carro lindo
tinha um acabemento e conforto impecavel
CurtirCurtir
Pois veja só: nunca andei num Simca… Um sonho de criança ainda não realizado!
CurtirCurtir
No começo da minha adolescência meu paizão comprou um Rallye Especial zerinho ! Eu vivia na garagem limpando e polindo o carrão, sonhando em fazer 18 anos para sair guiando esse sonho de carro ! Estava estacionado em frente de casa, veio um caminhão desgovernado e transformou meu sonho em uma pilha de sucata ….
CurtirCurtir
Puxa… imagino a tristeza…
CurtirCurtir
SAÍMOS NUM SIMCA E MEU AMIGO ERA MENOR E A POLICIA O FUSCA FUSCA 1300SAIU E SAIU ATRÁS NA ILHA DO GOV SAÍMOS EM DISPARADA E EM 10m FOMOS ALCANÇADOS O SIMCA NÃO TINHA FORÇA NEM VELOCIDADE O APELIDO ERA. BELO ANTÓNIO 😍
CurtirCurtir
Bem interessante… eu tinha ouvido falar desse apelido. Vc sabe o motivo dele?
CurtirCurtir
Assim como Marco Antonio da Roma antiga: era belo mas não tinha “potência”. rsrsrs.
CurtirCurtir
Meu pai teve 3 Sincas lindos
era um show todos olhavam Saudades
CurtirCurtir
Meu pai teve um simca chamborge eu tinha 6 anos eta azul claro e branco ,lindo.
CurtirCurtir
Puxa, sinto muito, não consegui descobrir!
CurtirCurtir
Foi um filme com o marcelo Mastroiani neste filme ele tinha beleza mas potencia não tinha nenhuma kkk
CurtirCurtir
Rsrsrsrs, só pra tentar ajudar amigos, a explicação sobre o apelido do Simca esta abaixo, o porquê que era chamado tbm de Belo Antonio…interessante de vcs saberem…rsrsrsrs
O fraco desempenho lhe rendeu o apelido de Belo Antônio, alusão a um personagem vivido por Marcello Mastroianni na produção ítalo-francesa Il Bell`Antonio, de 1960, que encantava as mulheres por sua beleza, mas era impotente.
CurtirCurtir
Ahahaha muito bom. Obrigado!
CurtirCurtir
Boa tarde,
De fato, os primeiros Simca fabricados (ou montados) no Brasil apresentavam um motor antiquado, com válvulas laterais, fraco e problemático, desenvolvendo anêmicos 84 CV para impulsionar um peso de 1150 kg. Os problemas mais crônicos, além da baixa potência e pouco torque, era a tendência ao superaquecimento e desregulagem constante do carburador.
Esses problemas ofuscaram as qualidades que o carro tinha, tais como ótimos freios freios e estabilidade, suspensão muito eficiente e segura, conforto, acabamento e beleza interna e externa muito acima da média para a época.
Com o intuito de resolver esses problemas, a matriz enviou para o Brasil o engenheiro Jean-Jacques Pasteur.
O antigo propulsor V8 sofreu múltiplas e sucessivas amelhorações, passando depois de poucos anos, dos 84 CV iniciais a 140 CV. Seu torque passou de 15,5 a 23 mkgf.
Pasteur adotou um radiador de óleo, além de aumentar consideravelmente o radiador de água, eliminando desta forma todo risco de superaquecimento.
Introduziu câmaras de combustão hemisférica (sendo o primeiro automóvel com essa tecnologia no hemisfério sul, motivo do nome “Hemi-sul). O carburador também foi retrabalhado.
Com esse “upgrade”, o desempenho melhorou muito, transformando o Simca em outro carro.
A velocidade máxima passou de 135 km/h a 165 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h que pedia intermináveis 27 s, passou a ser coberta em cerca de 16 s. O “Belo Antônio” era coisa do passado.
Essa evolução constante durou 4 anos, indo de 1961 a 1965, e aumentou a potência e o torque em 67%, aumentando simultaneamente a fiabilidade. O trabalho desenvolvido por Pasteur neste bloco está entre os melhores já realizados na indústria automobilística mundial.
A publicidade mudou de tom, dando ênfase não à beleza do carro mas à robustez e desempenho.
No entanto, já era tarde para salvar a reputação e as vendas do Simca no Brasil. Além do mais, carros mais modernos já estavam sendo anunciados e em breve chegariam ao mercado.
Nem mesmo o radical “facelift” realizado em 1966 ainda pela Simca, com mudança de nome para Esplanada e Regente, e um segundo, realizado já pelas mãos da chrysler, conseguiram aquecer as vendas.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, A Simca do Brasil produziu mais de 50.000 automóveis, ficando na história como sendo um dos mais bonitos carros já fabricados no Brasil.
Atenciosamente,
Juan Dierckx
CurtirCurtir
Muito obrigado pelos esclarecimentos, que só enriqueceram nossas conversas. Parabéns.
CurtirCurtir
Na época do sinuca eu morava em Brasilia e era a maior frota de Táxi.
CurtirCurtir
O meu pai na época comprou um Simca Rallye, três andorinhas com dois carburadores…
Em quanto meus tios compraram os Simcas Chambord ou Presidente , ele gostava da linha esportiva.
Era um azul meio turquesa com prata.
Eu era pequena, mas acho que era isso!!
Tchau!
CurtirCurtir
Que lembrança boa, né? Eu quando criança sempre quis andar num Simca, sempre achei um carro bonito, e acho até hoje.
CurtirCurtir
A propaganda do carro era: Elegante e veloz ele passa…. é um Simca.
CurtirCurtir
Olá boa tarde!
meu pai já falecido, teve um Cinca Chambord de cor branca, ano 1963, câmbio em cima e 3 marchas (KKK), era praticamente zerado. isso em 1968. era um sucesso nas ruas.
tempo bom pô!!!
mais valeu pelos sadios comentários, isso sim é que vale a pena. ( sem ofender ninguém e só respostas enriquecedoras. ( vocês trocaram idéias com muito conteúdos) pura essência 🏡✋🙂
CurtirCurtir
Muito obrigado pelo comentário e agradeço demais a sua visita. E, quando puder, visite o podcast de nosso blog no Spotify: https://open.spotify.com/show/2sj1w3PNDIFcEmJoSVlOL3. Você vai gostar! Grande abraço!
CurtirCurtir
Possui uns dois ou três Simca. O principal foi o Emi Sul. Belo carro, confortável.
CurtirCurtir
Gostaria de saber se é fácil encontrar estes caros para recuperar, onde e a média de valor para aquisicao?
CurtirCurtir
TIVE A OPORTUNIDADE DE ANDAR (DE CARONA LÓGICO,POIS TINHA 9 ANOS) VÁRIAS VEZES,,SENTAR NO BANCO DO MOTORISTA ,PRIMEIRO NO AUSTIN E DEPOIS NO SIMCA CHAMBORD ,QUE ERAM DO MEU TIO E ELE CONSTRUIU UMA GARAGEM DE MADEIRA DO LADO DE CASA,POIS ELE MORAVA NAS CASAS VERDES E ELAS NÁO TINHAM PATIO PELO LADO DAS CASAS
CurtirCurtir
Início dos anos 70, saindo da adolescência, meu sonho era ter um carro. Qualquer coisa de quatro rodas, que andasse, não importando o estado que estivesse. Soube de um fazendeiro que tinha um simca (acho que um dos primeiros a rodar no Brasil), abandonado num galpão e que queria vender. Lá fui eu. Não tinha muito dinheiro. Fiz uma oferta: cem cruzeiros, mais um relógio Orient quase novo e mais um revólver Taurus 32, cano curto quinado, niquelado, cabo de madrepérola, quase novo, na caixa. O homem topou na hora. Lá fui eu ter o meu primeiro carro. Estava bem feinho dado o abandono por muito tempo. Muita ferrugem. Um amigo latoeiro deu uns retoques e pude rodar com a máquina por um tempo. Depois um sujeito se engraçou por ele e me propôs um Aerowillys de mano (câmbio no volante e de difícil engate das três marchas). Fiz a troca. E assim, a partir do velho simca, sempre passei a andar motorizado, com um carrinho ou outro que sempre ia renovando. Bons tempos!!!.
CurtirCurtir