Descubra os maiores em 150 anos de futebol

Untitled-1

Na noite fria de 26 de outubro de 1863, uma segunda-feira, um grupo de britânicos reunidos em um bar da capital inglesa decidiu, entre goles de cerveja e uísque, chegar a um consenso para oficializar a prática de um esporte. A ideia era que a novidade fosse uma mistura de movimentos de corpo e dribles com o objetivo de conseguir que a bola ultrapassasse a linha que separava duas balizas. Haveria limites para o uso das mãos, numa forma de se distanciar dos que queriam algo mais próximo do que é hoje o Rugby.

Simples assim.

Basicamente, foi isso que 11 representantes de clubes ingleses discutiram no Freemason’s Tavern, um pub na Great Queen Street, entre os números 61 e 65. Foi ali que aqueles primeiros cartolas do futebol fundaram, naquele dia, a FA (The Football Association), primeira federação de futebol do mundo. A imprensa da época não deu muita bola –o jornal “The Times” publicou em suas páginas só um pequeno texto registrando o encontro.

De lá para cá o futebol, que completa 150 anos, conquistou o planeta, revelou craques, grandes times, seleções, belas partidas e gols inesquecíveis! Mas alguma coisa mudou desde então:

A história do futebol foi marcada por grandes times. Normalmente liderados por um craque, o time cresce, cada atleta atinge o seu melhor e nasce uma equipe que faz história. Foi assim com esses times citados abaixo:

Santos – anos 60

Liderado pelo maior jogador da história, Pelé, o time foi bicampeão sul-americano e mundial.

Real Madrid – anos 50/60

Contando com Di Stéfano e Puskas, conquistou seis títulos europeus.

Ajax – anos 70

Na época de Cruyff, o Ajax holandês revolucionou a modalidade ao criar o Futebol Total e foi base da Holanda vice-campeã em 74, a seleção chamada de “Laranja Mecânica”.

Flamengo anos 70/80

Com Zico em grande fase, o Flamengo conquistou sete Cariocas, quatro Brasileiros, a Libertadores e o Mundial de 1981.

Milan – anos 80/90

Futebol ofensivo e campeão europeu com Van Basten e o técnico Arrigo Sacchi.

Barcelona – anos 2000

A partir de 2009, o Barça de Messi conquistou 16 títulos em 22 disputados.

Mas a grande alegria do futebol são os gols, e existem alguns jogadores que se destacam justamente pela fome de gols. Veja abaixo os maiores artilheiros da história e a quantidade de gols que cada um marcou:

Pelé – 1282 gols. Na seleção, marcou 95 gols em 115 jogos.

Ronaldo – coartilheiro das Copas do Mundo, com 15 gols nos mundiais de 1998, 2002 e 2006. Klose, da Alemanha, fez seus gols nas Copas de 2002, 2006 e 2010, e na de 2014 chegou aos 15 gols.

Gerd Müller – 14 gols em Copas.

Just Fontaine – 13 gols apenas na Copa de 1958!

Messi – aos 27 anos de idade, já soma 396 tentos. Fez o número recorde de 91 gols em 2012.

Tem muito mais histórias sobre o futebol, por exemplo, quando as mulheres entraram no esporte; o que ocorreu na trégua de Natal da Primeira Guerra Mundial (essa trégua foi detalhada aqui) ou a grande tragédia de 1964. Mas vamos deixar essas histórias para um outro dia, num outro post…

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Descubra os maiores em 150 anos de futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s