Os engenheiros e construtores do passado nunca deixam de nos surpreender.


As Cavernas de Ellora são um dos principais exemplos da arquitetura talhada na rocha da Índia. Construídos exclusivamente com martelo e cinzel, os artistas esculpiram lenta e continuamente belos templos e capelas em encostas íngremes.

Entre essas estruturas, o Templo Kailasa é provavelmente uma das maiores estruturas de todas. De acordo com registros históricos, o templo representa a morada do Deus Shiva. Foi um projeto enorme, esculpido em um imenso bloco de pedra no século 8 durante a Dinastia Rashtrakuta, e os trabalhadores tiveram que remover mais de 30 mil toneladas de rocha apenas com cinzel e martelo, antes de moldar o templo.

O templo tem  30 metros de altura e ocupa área de 82 por 46 metros, duas vezes maior que o Parthenon, de Atenas. É um trabalho tão impressionante que muita gente acredita que ele só foi feito com a mãozinha de alguma civilização alienígena.

Mas, segundo os estudiosos, os indianos já dominavam a tecnologia necessária fazia muito tempo e, olha só, em vez de começarem a abrir caminho na rocha a partir da lateral da encosta, iniciaram a obra de cima, ou seja, do teto para a base.

Historiadores indianos calculam que o templo foi construído em apenas 18 anos. Se isso for verdade, significa que foram removidas 5 toneladas de rocha por dia, o que é impressionante mesmo para os padrões de hoje, com as tecnologias mais modernas. 

O templo possui dois pátios internos, e se ergue por três andares. Originalmente, ele era coberto com gesso de calcário, dando a ilusão de neve. Restos do gesso ainda podem ser vistos.

Grandes esculturas de pedra ao longo das paredes externas retratam várias divindades hindus. Dois pilares na parte de dentro mostram narrativas sobre o Senhor Shiva. Há também enormes esculturas homenageando o Senhor Vishnu, outra divindade hindu de extrema relevância sociocultural.

No fundo da construção principal, há um exército de elefantes de pedra segurando o templo inteiro. Os elefantes cercam um pilar de 30 metros de altura que parece servir como o principal edifício do templo.

Arqueólogos estimam que há mais de 30 milhões de esculturas em sânscrito que ainda precisam ser traduzidas. Se os especialistas puderem encontrar uma maneira de desvendar o significado oculto da linguagem, isso tornaria o Templo de Kailasa um dos artefatos históricos mais valiosos da Terra.

Fontes:

agatetravel.com

fatosdesconhecidos.com.br

Wikipedia

canalhistory.com.br

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

citação da semana

“Se você é capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem por a culpa.”

~ Desconhecido

Designed with WordPress