Por que o Canal da Mancha tem esse nome?

duas versões entre as mais conhecidas.

A mais popular afirma que o nome vem da palavra francesa manche, que significa “manga de camisa”, em referência ao formato estreito e comprido do canal situado entre a França e a Inglaterra. Esse apelido teria sido dado por navegadores do século XVII.

(Foi atravessando esse canal, no Dia D, que os Aliados puderam invadir a França dominada pelos nazistas, na Segunda Guerra Mundial).

Há, porém, quem diga que, em geografia, a mesma palavra sempre serviu para definir um braço de mar espremido entre dois pedaços de terra. O Canal da Mancha se encaixa perfeitamente nessa definição.

Com cerca de 180 quilômetros em sua parte mais larga, ele é chamado pelos ingleses de English Channel (algo que os franceses nunca gostaram muito!).

O Eurotúnel

Há mais de 20 anos, os dois países concluíram a construção de um túnel sob o mar, ligando as duas margens – o Eurotúnel, um túnel submarino considerado a maior obra de engenharia do século XX.

Ele tem 50,5 quilômetros de extensão, e facilita o acesso entre França e Inglaterra. A viagem tem duração de 35 minutos de trem, com velocidade média de 160 quilômetros por hora.

A obra é composta por três túneis localizados entre 40 a 70 metros abaixo do nível do mar. Dois deles são utilizados para o transporte de carros, caminhões e passageiros, que, durante o percurso, ficam acomodados nos vagões do trem Eurostar.

O outro túnel é destinado para ventilação.

Anúncios

4 comentários

    1. Julio

      De fato, não.

      Faz parte da Commonwealth, que é uma associação de estados soberanos, a maioria ex-colônias britânicas. Provavelmente veio daí sua confusão. E também do fato de que, dos 53 estados soberanos que fazem parte do Commonwealth, 16 são Reinos da Commonwealth (Comunidade das Nações, em português). São países cuja forma de governo é uma monarquia constitucional parlamentarista e cujo chefe de estado é o monarca do Reino Unido, atualmente a Rainha Elizabeth.
      Mas, esmo com o chefe de estado compartilhado, os países e seus governos são totalmente separados e independentes.

      A Austrália é um desses, assim como Nova Zelândia, Canadá, Jamaica e, claro, o Reino Unido.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.