Por Que Acordamos Com Uma Altura E Vamos Dormir Mais Baixos?

Somos levemente mais altos quando acordamos pela manhã, e a diferença de medida do início do dia ao final pode chegar a pouco mais de um centímetro.

Durante o dia, a força da gravidade e uma leve desidratação das cartilagens do joelho e, principalmente, da coluna, reduzem nosso tamanho. Quando voltamos para a cama, o corpo se reorganiza e volta à sua estrutura ideal.

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras justapostas, separadas uma das outras pelos discos intervertebrais. Compostos de material fibroso e gelatinoso, eles têm um papel importante na mobilidade: são os responsáveis por amortecer o impacto entre as vértebras e por facilitar o movimento do corpo.

Pessoas com problemas nessas estruturas (fragmentação ou aparecimento de hérnias) podem ter perda da flexibilidade da coluna, dores e até fraqueza na região.

Pela manhã, depois de uma boa noite de sono, as vértebras e os discos estão todos em estado ótimo e bem organizados.

Com o passar do dia, no entanto, é muito comum que o corpo perca água pela transpiração e também pela urina. Com menos líquido circulando pelo organismo, os discos também desidratam levemente. O resultado é uma pequena redução no seu tamanho (como se eles murchassem).

Sempre A Gravidade

Além disso, existe a força gravitacional, que ajuda a comprimir as estruturas moles do corpo.

Outro ponto que pode colaborar com a perda de altura é a tensão da musculatura da coluna. Quando estamos deitados e dormindo, elas tendem a ficar mais relaxadas e melhor acomodadas. Má postura e o estresse do dia podem tensionar o local e deixar a pessoa mais baixa.

“Mas essas mudanças todas são muito insignificantes, quase imperceptíveis”, pondera o ortopedista Sérgio Rocha Piedade, professor da Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). “O encolher mais importante é aquele que ocorre com o passar dos anos”, comenta.

Sim, isso mesmo.

Ficamos menores com o passar dos anos, basicamente, por dois motivos. Primeiro porque, à medida que envelhecemos, os discos entre as nossas vértebras perdem líquidos, fazendo com que eles se achatem e com que as vértebras se juntem.

E outro dos motivos que nos deixa baixinhos é que perdemos massa muscular com o passar do tempo – especialmente em nosso abdômen, o que leva a uma pior postura.

Em média, encolhemos entre 6 a 8 milímetros por década depois dos 40 anos. Ao todo, os homens terão cerca de 3 a 3,8 centímetros a menos quando tiverem 70 anos, enquanto as mulheres podem perder até 5 centímetros quando alcançarem essa idade. Isso porque, como os homens têm mais massa muscular, seus ossos tendem a ser mais fortes, perdendo menos altura.

Mas é possível encolher menos. Para isso, é importante praticar exercício físico regularmente – especialmente corrida e atividades que mexem com nossas pernas e quadril. Uma dieta rica em vitamina D e cálcio também ajuda. Uma última dica, mas não menos importante: manter uma boa postura mantém os ossos saudáveis, e mantém o estresse longe das nossas vértebras.

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

24 Brasil.com

UOL Ciência

Unicamp

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: