Curiosidade que “redescobri” agora: o significado das estrelas na nossa bandeira. Claro que isso foi ensinado na escola, mas como tantas outras coisas que os professores explicam pra gente, acabou entrando por um ouvido e saindo pelo outro…
As estrelas dispostas na bandeira brasileira não são uniformes e cada uma possui um significado. Cada estrela representa um Estado brasileiro, além disso todas possuem a mesma configuração, todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco tamanhos distintos.
A distribuição das estrelas na bandeira brasileira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 19 de novembro de 1889.
A estrela Spica que se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

A bandeira do Império, que foi adaptada para a bandeira da República:

Deixe um comentário