O amigo Lucas Libânio inspirou-me a falar de filmes de monstros.
Os monstros sempre estiveram presentes na imaginação humana, e a eles eram atribuídas as catástrofes e tudo de ruim que acontecia às pessoas. A Mitologia grega é rica desses seres – inclusive servindo de base para inúmeras obras na literatura ou no cinema. Enquanto os heróis mitológicos são seres solares que amam o ar livre, voam, correm nas colinas e caçam nas florestas, os monstros preferem a escuridão ou locais ermos. Como o minotauro, por exemplo, que vivia num labirinto escavado nas profundezas de uma montanha.
Mas o minotauro não era o único monstro dessa galeria. Temos ainda as harpias, a Górgona, Cérbero, os cíclopes e tantos outros.
Os escritores, roteiristas e cineastas beberam nessa fonte para criar suas obras, mas usaram também referências de diversas outras culturas. E o cinema ajudou a popularizar esses seres extraordinários que povoam os nossos pesadelos há gerações.
A minha lista dos Dez Melhores filmes de monstros é:
10. O Enigma de Outro Mundo (1982)
Um parasita do espaço invade um centro de pesquisa perdido no meio do Polo Norte. Esse monstro assimila outros organismos e os imita, e você não sabe dizer qual a verdadeira natureza dessa coisa. Assustador, mesmo, e os efeitos especiais (na época) eram de arrepiar. Assista um trecho a seguir:
9. A Múmia (1932, 1999)
Um icônico filme de monstro, A Múmia é uma clássica história de mistério do Egito antigo. Refilmado 60 anos depois, continuou sendo bastante divertido. Essa refilmagem passa toda hora na TV e vale a pena ver. Mas o original traz Boris Karloff como o monstro, e veja no clipe a seguir como o clima era bastante diferente de seu remake:
8. Cloverfield (2008)
Seguindo a trilha aberta por “A Bruxa de Blair”, o filme no estilo documentário mostra um monstro destruindo Nova York. Foi um tremendo sucesso e é bastante realista em seus sustos.
7. O Ataque dos Vermes Malditos(1990)
Eh, eh, eh… Umas minhoconas ao estilo “Duna” (de 1984, direção de David Lynch) escavam o solo, só que, ao contrário dos vermes espaciais, não são domesticáveis e querem jantar as pessoas. Para quem ainda não conhece esse filme B muito divertido, essa cidadezinha no deserto começa a sofrer abalos sísmicos, que na verdade eram causados pelos “vermes malditos” abrindo seu caminho debaixo da terra. Abaixo, no trailer oficial, Kevin Bacon enfrenta as criaturas.
6. O Labirinto do Fauno (2006)
Não é um “filme de monstro” no sentido tradicional, digamos assim. Mas esse filme sensacional de Guillermo de Toro é uma fábula sombria (sua obra-prima, na minha opinião) e tem um monstro magrelo e branquelo assustador: os olhos ficam nas palmas das mãos! Se você não assistiu, eu recomendo.
5. A Bolha Assassina (1958)
Chegando na Terra em um meteoro, a Bolha é uma inofensiva e misteriosa gosma. Mas não demora muito até começar a engolir todo ser humano que aparece em sua frente, aumentando seu tamanho quase ilimitadamente. Um dos filmes de monstro mais divertidos de todos os tempos, tem Steve McQueen em seu primeiro papel principal como o jovem que vê a bolha comendo todo mundo, só que ninguém acredita nele! Olha o trailer da época, que máximo!
4. Tubarão (1975)
Desde que Steven Spielberg dirigiu este filme, tem gente que põe os pés na água e já escuta a música-tema… Esse tubarão gigante que devora os banhistas de uma cidadezinha litorânea deve estar na lista dos filmes mais assustadores de todos os tempos.
3. O Monstro da Lagoa Negra (1954)
Um grupo de cientistas encontra no fundo de um lago da Amazônia um assustador humanoide. Quando o monstro persegue a moça por baixo d’água, eu me lembro de ter roído todas as unhas quando assisti o filme, ainda criança. A seguir, um trecho do filme:
2. A Mosca (1958, 1986)
Olha que ideia: um cientista tem seus átomos misturados com os de uma mosca e o resultado é tão nojento e dramático que você nem consegue imaginar. Esse filme de monstro + ficção científica trazia no remake de 1986 Jeff Goldblum como o cientista, até então fazendo mais filmes de TV. “A Mosca” o fez famoso mundialmente, até que despontou ao estrelato em “Jurassic Park”, 8 anos depois. Veja o trailer do remake de 1986:
1 – King Kong (1933)
O grito de ajuda de Fay Wray nas mãos de um macaco gigante em cima do Empire State é uma das cenas mais inesquecíveis de Hollywood. Esse monstro genial e sua incrível animação stop-motion inspirou toda uma nova geração de criaturas que destruíam cidades, como Godzilla, seu mais famoso descendente. A sequência a seguir está entre as mais conhecidas do cinema e os efeitos especiais são melhores do que toda a série “Crepúsculo”…
0. Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Gosto tanto deste filme que o classifico em todas as categorias que eu posso: filmes de terror, de ficção científica, de monstro… Mas a criatura merece estar em primeiro lugar na minha lista dos Dez Mais, porque esse Alien dá arrepios em qualquer um. Um clássico do cinema em todos os tempos! O trailer original passa toda a tensão desse filme espetacular.
Como você notou, minha lista dos Dez Mais acabou ficando com onze, porque não podia deixar “Alien” de fora. Pensando bem, não podia deixar de fora o Frankenstein, o Lobisomem, todos os filmes do Ray Harryhausen, os insetos das “Tropas Estelares”…
Deixe um comentário