Em breve, o Prof. Dr. Regulo Franco, descobridor da Dama do Cao, estará no Brasil :)

do blog http://clenesallesnews.wordpress.com/2012/08/30/em-breve-o-prof-dr-regulo-franco-descobridor-da-dama-do-cao-estara-no-brasil/

Era o dia da Independência do Peru, em 1990. Don Pancho (Guillermo) Wiese e seu arqueólogo, Dr. Régulo Franco Jordán, estavam a caminho da Huaca Prieta, local onde Junius Bird descobriu em 1946 as primeiras evidências de vida estabelecida em um lugar fixo no antigo Peru.

Prof. Régulo Franco Jordán

Um residente em Magdalena de Cao, Arturo Carrera, agora experiente artesão, lhes contou sobre os rumores de existirem frisos pintados na Huaca Blanca (Huaca Cao), uma das colinas informes da região. No dia seguinte, Don Pancho e Régulo Franco atravessaram uma paisagem desolada até a huaca: o solo estava perfurado pelas extrações clandestinas, com fragmentos de cerâmica, de materiais têxteis e metais espalhados por todo lado. Quando chegaram ao local certo, Arturo Carrera lhes mostrou o que havia limpado para eles: um friso em relevo e colorido em que se via dois indivíduos levando um chinchorro, instrumento para pesca usado até hoje entre os residentes di Vale Chicama.

Esse achado, o primeiro friso colorido mochica encontrado em uma grande pirâmide, foi o suficiente para que o Prof. Regulo e Don Franco decidissem estudar a área. Em agosto do mesmo ano, começaram as escavações no lado oriental da pirâmide, onde logo encontraram em uma parede uma imagem perturbadora e fascinante: via-se a mão de um indivíduo levando uma faca cerimonial, e suas patas de um aracnídeo marinho. Don Pancho, Régulo e seus ajudantes, entusiasmados, continuaram limpando a parede e descobriram o restante da imagem desse personagem impressionante, e que se tornou na estrela-guia para Régulo. Na verdade, esse Degolador Aracnídeo foi a faísca que acendeu o entusiasmo investigativo desses homens que, durante anos, trabalharam incessantemente para desvendar o complexo quebra-cabeças que resultou mais tarde na Huaca de Cao, e que conduziu aos mais surpreendentes descobrimentos sobre o desenvolvimento da avançada civilização que existiu há mais de 1500 anos no norte do Peru.

 

 

Comments

3 respostas para “Em breve, o Prof. Dr. Regulo Franco, descobridor da Dama do Cao, estará no Brasil :)”.

  1. Avatar de A descoberta da Senhora do Cao (1) « O TRECO CERTO

    […] Em breve, o Prof. Dr. Regulo Franco, descobridor da Dama do Cao, estará no Brasil Rate this:CompartilheTwitterEmailFacebookLinkedInImprimirGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. ▶ Nenhuma resposta /* 0) { jQuery('#comments').show('', change_location()); jQuery('#showcomments a .closed').css('display', 'none'); jQuery('#showcomments a .open').css('display', 'inline'); return true; } else { jQuery('#comments').hide(''); jQuery('#showcomments a .closed').css('display', 'inline'); jQuery('#showcomments a .open').css('display', 'none'); return false; } } jQuery('#showcomments a').click(function(){ if(jQuery('#comments').css('display') == 'none') { self.location.href = '#comments'; check_location(); } else { check_location('hide'); } }); function change_location() { self.location.href = '#comments'; } }); /* ]]> */ […]

    Curtir

    1. Avatar de Julio
      Julio

      Obrigado pela visita e pelos cumprimentos!

      Curtir

  2. Avatar de Josyclaudia Gomes

    PARABÉNS, AQUI FOI O ÚNICO LUGAR ONDE ENCONTREI TANTA INFORMAÇÃO SOBRE A DESCOBERTA DA DAMA DE CAO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: